
QUEIJOS E QUEIJAS!
O Washington Football Team finalmente terminou o processo de escolher o novo nome da franquia. E não é algo incomum as franquias mudarem nomes durante o curso de sua história, por diversos motivos.
Isso com certeza não se limita apenas a uma equipe, pois muitos torcedores não sabem nem da onde veio o nome do próprio time, então irei apresentar como todos os nomes das 32 franquias atuais da NFL foram escolhidos. ENTÃO, BORA LÁ!
OBS: Nem todos os nomes estão necessariamente ligados a origem da franquia em si, e nesses casos irei focar apenas no nome. OBS2: Muitos nomes foram escolhidos por votação/concursos, e nesses casos irei explicar o porque do nome votado/escolhido.
(Foto: Reprodução Twitter Oficial/NFL)
Green Bay Packers
A equipe foi fundada em agosto de 1919 por Curly Lambaeu e George Whitney Calhoun, porém, faltavam equipamentos, uniforme e dinheiro. Lambaeu, um empacotador na empresa Indian Packing Company, conseguiu negociar com seu empregador (Frank Peck) um patrocínio da fábrica e, em troca, o time levaria o nome de apenas "Packers".
Em 1920, os Packers e a Indian Packing Company foram comprados pela Acme Packing Company, que continuou patrocinando o time, agora chamado de "Acme Packers" até entrar na liga pro e se tornar de fato uma franquia, em 1921, fazendo o nome Acme Packers o primeiro nome oficial da franquia. Lambeau rompeu os laços com Acme, se tornando Green Bay Packers.
Detroit Lions
Em 1934, o radialista George A. Richards comprou o time de Ohio Portsmouth Spartans e se mudou para Detroit. George se inspirou na franquia de baseball já estabelecida na cidade e vencedora da liga no ano anterior Detroit Tigers, na esperança de manter uma identidade visual semelhante (azul), temática (felinos) e aproveitar o sucesso dos Tigers para embalar a nova franquia de futebol americano. .
Minnesota Vikings
Inicialmente como Minneapolis, a franquia teve diversos nomes desde sua fundação (Marines, Yellow Jackets). Em 1960, o então presidente do time Bill Poyer anunciou que a equipe seria agora Minnesota, e não mais Minneapolis, para representar o estado. Em 61, dentre muitos nomes sugeridos, o GM Bert Rose sugeriu o nome "Vikings".
O estado de Minnesota é a base cultural escandinava nos EUA, com a maior concentração de descendentes e imigrantes (quem viu How I met yout Mother irá lembrar de Marvin Eriksen), e Bert Rose disse que seria perfeito para mostrar força e representar essa cultura de não só da cidade, mas do estado inteiro.
Chicago Bears
Caso semelhante ao Lions, George Halas comprou a franquia "Decatur Staleys" e se mudou para Chicago, quando começou a jogar no Wrigley's Field, que também era o estádio aonde o time de baseball Chicago Cubs mandava seus jogos. "Cub" é como os mamíferos carnívoros são chamados, e o mascote do Chicago Cubs era um urso filhote. Halas decidiu manter a temática e só "amadureceu" o nome, sendo ele Bears, um urso já adulto.
New York Giants
A atual franquia de baseball San Francisco Giants era uma franquia de Nova York até o ano de 1957, chamada New York Giants. Tim Mara, fundador da equipe de futebol americano queria se aproveitar do esporte mais popular da época para capitalizar o nome de sua nova franquia. Agora, como o nome "Giants" do baseball surgiu? Uma homenagem aos grandes prédios de Nova York, existentes na arquitetura clássica nova yorkina desde a década de 20.
Dallas Cowboys
Aqui notamos um caminho diferente do que vimos até agora. Até 1960, a franquia se chamava Dallas Rangers, e assim como nos outros casos, existia um time de baseball (de uma liga menor) na cidade com o mesmo nome. O GM da época, Tex Schramm, achou que isso iria causa confusão já que a equipe de baseball era de uma liga semiprofissional, então escolheu Dallas Cowboys, porque, bem, combina e fica na cabeça.
Philadelphia Eagles
Bert Bell e Lud Wray compraram juntos a falida franquia Frankford Yellowjackets em 1933, se mudando para Philadelphia. O nome "Eagles" foi escolhido por Bell para apoiar a nova "Administração de Recuperação Nacional", um programa estabelecido pelo presidente Franklin Roosevelt naquele mesmo ano. A "águia" era o símbolo desse programa.
Washington Commanders
Chegamos na franquia da capital. Um ano após adquirir o Boston Braves, George Preston Marshall, um dos donos, queria evitar confusões com a equipe de baseball de mesmo nome. A controvérsia começou com a escolha de George Marshall, "Redskins", com o argumento de homenagear o técnico Lone Star Dietz, até se mudarem para Washington e se tornarem WASHINGTON Redskins.
O problema é que não havia confirmações da ancestralidade de Lone Star, além de que Redskin é considerada por muitos nativos americanos atualmente um jeito pejorativo e classificatório de chamar uma pessoa dessa etnia.
Após um quase dois anos usando o nome provisório de Washington Football Team, um processo de renovar a marca tomou conta da franquia, até que o nome "Commanders" foi escolhido. Patente da marinha entre tenente comandante e capitão. Segundo o atual presidente Wrighte: "Nós devemos manter nossas raízes". Também remete a George Washington, que foi escolhido "Commander in Chief" no exército continental durante Revolução Americana.
PS: O curioso é que acaba sendo ambíguo mudar o nome antigo em respeito ao índios e trocar para outro que foi um dos algozes da nação indígena durante os séculos XVIII e XIX
Arizona Cardinals
Fundado como Morgan Athletic Club, a franquia foi comprada pelo pintor e construtor de Chicago Chris O'Brien. Começando do zero, O'Brien barganhou um grande lote de uniformes usados da Universidade de Chicago. Ao abrir os pacotes, o GM disse "que o vermelho estava desbotado"; O'Brian pensou rápido e disse que era um "vermelho cardeal(cardinal)". Essa virou a identidade visual e nominal do time desde então, e, em 1988 a franquia se mudou para Arizona, se tornando o Arizona Cardinals.
San Fransico 49ers
Quando a cidade de San Francisco foi premiada pela All-America Football Conference com uma franquia, a busca pelo nome começou. E "busca" foi a palavra chave, porque os envolvidos decidiram honrar os mineiros que participaram da Corrida do Ouro nas montanhas de Sierra Nevada em San Fransisco em 1849, fazendo um amálgama das palavras "forty-nine(49)" e "miner(mineiro)", forty-niners.
Seattle Seahawks
Assim que o time foi fundado, um concurso de nomear o time foi iniciado para a população da cidade. Dentro de quase 2 mil nomes, "Seahawks" foi o mais votado e escolhido vencedor. Também foi o nome do time de hockey da cidade nos anos 50, o que certamente ajudou. Mas por que Seahawks? É um tipo de ave feroz que se alimenta de peixes, muito abundante no estado de Washington.
Los Angeles Rams
Mesmo mudando de cidade muitas vezes, o nome " Rams" esteve desde o princípio. O dono/fundador Homer Marshman escolheu Rams porque o time favorito do GM Damon Wetzel era o Fordham Rams, da Universidade de Fordham. Vinci Lombardi atuava no Fordham Rams nessa época, o que explica o encanto de Wetzel.
Atlanta Falcons
Quando Atlanta ganhou sua franquia, um canal de rádio local iniciou um concurso para eleger o nome. Muitos nomes foram enviados, mas a vencedora foi a professora de secundário Julia Elliot com o nome "Falcons", especialmente por causa de sua justificativa de que "o falcão é orgulhoso, com coragem e nunca larga sua presa".
Carolina Panthers
O nome foi escolhido pelo filho do dono/fundador Jerry Richardson, Mark. Segundo ele, escolheu a pantera porque "é um nome que nossa família pensa que representa como um time de futebol americano deveria ser - poderoso, forte e sublime".
Tamba Bay Buccaneers
O nome foi escolhido pelo dono do time Hugh Culverhose junto a um painel de escritores esportivos locais e representes do comitê de expansão da NFL assim que Tampa ganhou a franquia. É uma homenagem aos piratas que saqueavam diversos portos nas baías da Florida durante a Era de Ouro dos Piratas, por isso "Buccaneers", nome dado a caçadores de cabeças procuradas e adição de"Bay"(baía).
New Orleans Saints
A escolha de "Saints" se dá a dois motivos. O pedido de uma franquia em New Orleans foi aprovado pela NFL justamente no dia 1 de novembro, o All Saints Day, o que fez o nome popular na cidade. Além disso, o dono John Mecom achou que seria uma maneira de homenagear a rica cultura de jazz da cidade, por causa da canção "When the Saints Go Marching In" de Louis Armstrong, uma das mais populares do gênero.
Cincinnati Bengals
Quando Paul Brown recebeu em Cincinnati sua segunda franquia, decidiu dar esse nome de Bengals porque anos antes a cidade teve uma franquia de futebol chamada de Bengals em uma liga anterior a AFL. Brown disse que "seria uma ligação entre o passado e o futuro do futebol americano da cidade".
Baltimore Ravens
Em uma eleição gigante conduzida pelo jornal Baltimore Sun com mais de 33 mil votantes com várias opções, Ravens saiu vencedor com 21 mil escolhas. Isso se dá ao fato que o lendário poeta de terror Edgar Allan Poe passou os últimos anos de sua vida na cidade de Baltimore, e "O Corvo(The Raven)", possivelmente sua obra mais famosa, foi publicada pela primeira vez enquanto morava em Baltimore.
Cleveland Browns
O fundador e dono da franquia Mickey McBride conduziu um concurso para os fãs escolherem o nome em 1945. O vencedor foi "Cleveland Panthers", porém um pequeno empresário da cidade detinha os direitos do nome, em uma equipe semiprofissional. Então, a escolha ficou referente ao primeiro técnico e GM da franquia, Paul Brown, que já era uma figura esportiva muito popular no estado de Ohio, além de que o time já era sempre chamado de "Time do Brown".
Pittsburgh Steelers
Em 1939, a franquia era chamada de Pittsburgh Pirates, mas o dono propôs um concurso de mudança de nome, já que a equipe de baseball da cidade também era Pirates. O vencedor do concurso foi o siderúrgico Joe Santani, porém não foi o único que escolheu o nome "Steeler" (siderúrgico). A cidade de tem uma longa linhagem e tradição na área de produção e manipulação de aços fundidos, com grandes aciarias desde o final do século XIX, como a Pittsburgh Mill e a Carnegie Mill.
Buffalo Bills
Também escolhido como parte de um concurso para fãs quando o time queria mudar o nome Buffalo Bisons. Sem créditos específicos ao vencedor, o nome é uma homenagem ao desbravador do século XIX William Frederick Cody, historicamente Buffalo Bill - por ser um assassino de búfalos e Bill, diminutivo de William. Buffalo Bill nasceu em Iwoa, morreu em Denver e nunca pisou na área da cidade de Buffalo, mas compartilha sua alcunha com a cidade, o que foi suficiente.
Miami Dolphins
Com mais de 20 mil sugestões no concurso para o fãs, o nome "Dolphins" foi submetido mais de 600 vezes, e saiu vencedor. Tirando California e Havaí, a Florida é o estado com maior abundância de golfinhos, sendo um dos símbolos da cidade. Adicionando, o dono na época disse que "O golfinho é a criatura mais inteligente e rápida dos mares".
New England Patriots
Quando Boston recebeu sua nova franquia, não foi difícil os locais escolherem o nome. A cidade de Boston é considerada um dos berços da nação estadunidense pelo seu papel crucial durante a Revolução Americana, com eventos como "O Massacre de Boston", "Cerco de Boston" e principalmente "A Festa do Chá de Boston". Em 1971, o time se mudou para Foxborough, manteve o Patriots mas mudou de Boston para "New England", que é como é chamada a região extrema do nordeste, com os estados de Massachuets, Vermont, Rhode Island, Maine e outros.
New York Jets
Originalmente Titans (por serem seres mais poderosos que "giants"), a franquia faliu e foi vendida para um novo grupo. Na corrida por um novo nome, vários foram sendo descartados no caminho por diversos motivos, até que "Jets (jatos)" foi escolhido. Os Estados Unidos entrara na Era Espacial e a franquia mandava seus jogos no Shea Stadium, que ficava entre os aeroportos La Guardia e JFK, motivando a escolha.
Denver Broncos
Um concurso para os fãs escolherem foi iniciado e "Broncos" foi o vencedor. Broncos é como os cavalos selvagens do oeste do país são chamados, e o estado de Colorado é um dos estados com maior número desses animais nos Estados Unidos.
Kansas City Chiefs
Quando a franquia se mudou de Dallas para Kansas City em 1963, a busca por um novo nome começou. Depois de muitas alternativas, o dono Lamar Hunt escolheu "Chiefs". Segundo ele, a região de Kansas era culturalmente importante por causa dos nativos que moraram lá. Além disso, o prefeito da cidade na época,H.R. Bartle, que teve papel importante na mudança da franquia, era apelidado de "The Chief".
Diferentemente de "Redskins", "Chiefs" jamais foi considerada uma maneira racialmente imprópria de chamar qualquer povo indígena. Por mais que de maneira geral os nativos do estado do Missouri foram expulsos de lá no processo de colonização, hoje há várias tribos/descendentes na região de Kansas City.
Las Vegas Raiders
Depois de um concurso proposto pelo dono, o nome vencedor foi "Señors"(colonos hispânicos na California), porém tanto a mídia quanto os fãs criticaram e nove dias depois foi trocado por "Raiders", segundo colocado no concurso. Todavia, não existe uma justificativa exata para isso. Talvez seja uma alusão aos constantes ataques organizados ("raids") em transportes de ouro na era colonial da California, onde a franquia começou, mas isso é achismo dos que vos escreve.
Los Angeles Chargers
Quando o dono Barron Hilton estava abrindo os envelopes com os nomes sugeridos, ele abriu um escrito"Chargers" e gostou tanto que nem chegou a terminar de abrir os outros. Ele se encantou pois "nos jogos da USC, a torcida gritava 'charge' ", o que admirava. O curioso é que a torcida de USC grita "charge" como atacar, e a temática visual dos Chargers é de "carregar, energia".
Houston Texans
O Houston Texans foi a sexta franquia americana de esportes a ser chamada "Texans". O dono Bob McNair escolheu esse nome pela mesma razão das outras cinca - identificação regional com aquela a sudoeste dos EUA.
Indianapolis Colts
Essa é uma franquia que se mudou bastante, mas foi criada em Baltimore, Maryland. Com isso, no concurso de escolha do nome, Colts - proto, cavalo jovem - foi vencedor. Isso se deve a grande prática de criação e corrida de cavalos em Baltimore.
Jacksonville Jaguars
Por mais que jaguares não sejam nativos de Jacksonville, na época em que o nome foi escolhido, o Zoológico de Jacksonville era casa da jaguar mais velha dos Estados Unidos, chamada Nabalam, e o nome foi uma homenagem a ela. Nabalam morreu em 2017, com 22 anos.
Tennessee Titans
Bud Adams, dono, preferiu Tennesse em vez de apenas Nashville para representar mais a região. O "Titans" foi escolhido porque Nashville é conhecida por ser a "Atenas do Sul", pois além da cidade ter uma réplica do Partenon, sempre foi uma cidade conhecida por seu investimento na educação. Adams também disse que Titans representa a "alma heroica e épica do povo de Nashville".
.
Comentarios
Laís
Julho 13, 2020 at 9:18 pm
Adorei essa matéria!!!