Especial Draft: As 5 melhores – e piores – escolhas do Packers no século.

  • Home
  • Draft 2024
  • Especial Draft: As 5 melhores – e piores – escolhas do Packers no século.

OLÁ A TODAS QUEIJAS E QUEIJOS!

A menos de uma semana para o Draft, nós aqui da Cheeseheads Brasil iremos trazer algumas matérias especiais que contam a história do Packers durante o evento.

E hoje o assunto é qualidade: Desde o começo do século (2001), quais foram as cinco melhores e piores escolhas da franquia. Deixando claro que o critério leva em conta em que posições os jogadores foram selecionados, além de, obviamente, suas performances pelo maior da NFL.

Então não esqueça de curtir, compartilhar e BORA LÁ!

.

.

5º Melhor - OG Josh Sitton. Ano: 2008 / Round: 4º / Escolha: 135

(Foto: Reprodução Twitter Oficial/ Green Bay Packers)

Josh foi o melhor jogador de interior de linha ofensiva dos últimos 15 anos (após a saída de Marco Rivera) e até hoje muito subestimado pela liga.

Jogou tanto como left quanto como right guard na faculdade, e foi draftado apenas na 4º rodada pelo Packers. Já na NFL, se mostrou um excelente bloqueador para o passe desde o começo.

Nomeado a 3x All-Pro e votado para 3x Pro Bowl, foi o melhor OL na campanha para o Super Bowl e mesmo assim ainda não era seu auge, alcançado em 2014 e 2015.

A franquia não quis renovar seu contrato em 2016, mantendo a tradição de não oferecer 3 contratos a guards e centers, o que até hoje, acho uma grande pena.

.

5º Pior - DE Datone Jones. Ano: 2013 / Round: 1º / Escolha: 26

Comparado aos próximos piores, Datone Jones até que não foi tão ruim (incrível, não). Foram 4 anos de carreira no Green Bay Packers, 2 como DE no 4-3 e 2 como OLB, acumulando:

  • 59 jogos
    • Sacks: 9.0
    • Tackle/Perda de jardas: 16
    • QB Hits: 35
(Foto: Reprodução Twitter Oficial/ Green Bay Packers)

Saiu da faculdade como um prospecto fisicamente muito desenvolvido mas com deficiências técnicas em vários aspectos, como atacar o quarterback e leitura de corridas. Sendo um jogador de rotação em grande parte desses quatro anos, não conseguiu desenvolver seu pass rush e nunca chegou nem perto de alcançar as expectativas que todos têm em um jogador primeira rodada.

Após ter se tornado free agent em 2017, foi passando por vários times mas nunca conseguiu se firmar, sempre ficando a maior parte do tempo no practice squad. Na temporada passada, atuou um jogo pelo Las Vegas Raiders, conseguindo 2 tackles.

.

4º Melhor - OLB Clay Matthews. Ano: 2009 / Round: 1º / Escolha: 26

(Foto:Reprodução Site Oficial/Packers)

De uma escolha número 26 que foi um grande erro para uma 26 que foi um dos maiores os acertos. Clay Matthews foi o segundo jogador escolhido pelo Packers na primeira rodada em 2009 (B.J Raji), mas acabou se tornando o melhor defensor do time na década:

  • 83.5 sacks (recorde da franquia).
    • 11 sacks em playoffs (recorde da franquia)
  • 121 tackles para perda de jardas.
  • 15 Fumbles forçados.
  • NFC Defensor do Ano.
  • 6x Pro Bowll / 2x All-Pro
    • Sendo ILB: 2x Pro Bowl

Seus dois primeiros anos forma colossais, com 23.5 sacks e 35 tackles para perda de jardas, além de uma performance decisiva no Super Bowl contra o Pittsburgh Steelers. Matthews era tão dominante na liga que, mesmo em 2011, ano mágico para o ataque porém patético da defesa (32º em pontos ), sua performance foi boa, com 6 sacks, 3 interceptações, 9 passes defendidos e 3 fumbles forçados.

Na metade da temporada de 2014, foi movido para ILB depois da saída de A.J Hawk (com Peppers e Perry sendo os dois EDGE) e jogou lá até o fim de 2015. Resultado: 2 temporadas excelentes, atuando bem na cobertura e acumulando passes defendidos, muito bem contra a corrida e ainda sim conseguindo sacks (17.5).

.

4º Pior - OT Derek Sherrod. Ano: 2011 / Round: 1º / Escolha: 32

A história de Sherrod no Packers é uma de azar. O time acabará de ser campeão do Super Bowl, porém tinha problemas na linha ofensiva. Derek era um prospecto muito atlético, bom bloqueando para o passe e excelente para corridas.

Em seu ano de calouro, começou a temporada na lista de PUP (Fisicamente indisponíveis) e perdeu espaço. Depois que voltou de lesão na semana 11, teve snaps apenas no ST e estava tentando se pegar ritmo nos treinos, até que fraturou sua perna direita no último quarto contra o Chiefs, na semana 15.

Sherrod perdeu a temporada inteira de 2012 se recuperando dessa lesão e, quando voltou em 2013, simplesmente não era mais o mesmo jogador. O Packers o dispensou no fim de 2014.

.

3º Melhor - S Nick Collins. Ano: 2005/ Round: 2º / Escolha: 51

(Foto:Reprodução Site Oficial/Packers)

A máquina de interceptações jogou apenas 7 anos - 6 se por pensar realmente - temporadas na liga (todas no Packers) por causa uma lesão muito série que sofreu em 2011, mas foi muito mais do que suficiente para o colocar no Hall da Fama do time e um dos melhores safeties da franquia.

ANOJOGOSPASSES DEFENDIDOSINTERCEPTAÇÕESTACKLES TOTAIS.
2005168186
20061614382
2007165046
20081615772
20091613653
20101612470
201121012

HONRAS: 3x All-Pro (Second Team). 3x Pro Bowl.

Ele dividiu seu pequeno tempo na liga com alguns do melhores safeties de TODOS OS TEMPOS: Bob Sanders, Troy Polamalu, Darren Sharper, Ed Reed, Brian Dawkins - e mesmo assim conseguiu suas nomeações a All Pro e ter marcas como liderar a NFL em interceptações em 2008.

Era um monstro lendo os olhos do QB adversário e muito bom na marcação homem a homem, além de ter suas qualidades contra o jogo corrido. Caiu no Draft de 2005 mais do que deveria, fazendo o Packers aproveitar a chance. Ficou eternizado na história do Packers com uma das melhores pick six já feitas no Super Bowl.

Infelizmente, sofreu uma lesão muito série no pescoço no começo de 2011 e nunca mais voltou aos campos.

.

3º Pior - DE Jamal Reynolds. Ano: 2001 / Round: 1º / Escolha: 10

Se for olhar apenas o capital gasto com o jogador - escolha 10 - ele poderia bem estar na primeira colocação. Todavia, o Packers fez o que muitos outros times fariam na mesma posição.

Jamal Reynolds foi All-American de forma unânime em 2000 e venceu diversos prêmios de melhor defensor ou até mesmo jogador universitário. Sua grande trajetória o fez ser selecionado na 10 com pouquíssimas objeções na época.

Entretanto, algumas lesões iniciais, dificuldade de adaptação para a NFL, falta de velocidade e principalmente a ascensão do gigantesco Gbaja-Biamila (draftado na 5º rodada do ano anterior) fizeram com que Jamal perdesse muito espaço, o qual ele jamais se recuperaria.

Foi cortado em 2003 após 18 jogos, 3.0 sacks e 2 fumbles forçados. Uma pena que não conseguiu acompanhar e ser competitivo o suficiente para a rotina profissional da NFL.

.

2º Melhor - LT David Bakhtiari. Ano: 2013 / Round: 4º / Escolha: 109

(Foto:Reprodução Site Oficial/Packers)

O time de Colorado em 2012 era horrível. Apenas uma vitória na temporada com praticamente nenhum jogador com o mínimo de potencial para ser draftado. Mesmo assim, Bakhtiari sempre destoou de seus companheiros, e antes do seu ano de senior, resolveu se declarar para o Draft.

O fato de estar em um time com uma campanha desastrosa, adicionado às lesões (pequenas) e punições fizeram com que David caísse para quarta rodada, mas o atual GM Brian Gutekunst, na época um scout, bancou o jogador e disse para Ted Thompson selecionar o jogador que ele iria ser muito útil. O resultado da história foi a escolha do melhor OT dos últimos 6 anos.

  • 5x All-Pro em 8 anos de carreira
  • 4x a melhor nota dos Left Tackle no PFF.

Se continuar mantendo esse nível nos próximos 2 ou 3 anos, com toda a certeza irá entrar no Hall da Fama da liga e ser colocado entre nomes como Forrestt Gregg na história dos jogadores de linha ofensiva do Packers. Fenomenal.

.

2º Pior - QB Brian Brohm. Ano: 2008 / Round: 2º / Escolha: 56

(Foto:Reprodução Site Oficial/NFL)

A linha é muito tênue entre o esse e o primero da lista.

Vamos descrever o seguinte cenário: Você conseguiu draftar o melhor QB disponível em 2005. Depois de 3 anos, você decide que ele vai assumir o ataque. Você então, consegue pegar um excelente WR (Jordy Nelson) na escolha 36, porém você precisa de TE, RB, C (que seria um problema para Rodgers durante muitos anos) e RT. todos que poderiam ajudar demais esse novo líder. Além disso, sua defesa ficou mais velha e precisa de renovação da linha defensiva inteira. O que você faz na 56?

Bom, o Packers selecionou um QB muito ruim como prospecto e com um histórico de lesões muito grande. Resultado: Nunca pisou em campo. Aliás, nunca foi QB 2, pois naquele mesmo draft de 2008, o Packers selecionaria outro quarterback na 7º rodada, que viria ser o reserva (Matt Flynn). Depois de um ano e meio de pura não existência, foi para o Bills, onde teve uma incrível carreira de 3 jogos, 0 TD e 5 interceptações.

Poderia ser facilmente o primeiro da lista, mas como não foi 1º rodada e nunca atuou, deixo o irrelevante Brohm por aqui.

.

1º Melhor - QB Aaron Rodgers. Ano: 2005 / Round: 1º / Escolha: 24

(Foto: Reprodução Twitter Oficial/ Green Bay Packers)

Não tem como ser qualquer outro nome. Você pode argumentar que a escolha em si não foi tão boa, justamente pela presença de Brett Favre no elenco. Mas naquela situação - que é MUITO diferente de qualquer outra recentemente - é justamente isso que a fez ser tão boa.

O Packers recebeu um presente que inexplicavelmente - por mais que exista algumas explicações concretas mas que passam longe de justificar - caiu em seu colo e não deixou de aproveitar.

  • 3x NFL MVP (2011, 2014, 2020)
  • 4x All-Pro
  • 9x Pro Bowl
  • Melhor % de TD/INT da história.
  • Recorde (1º e 2º lugar) de maior Rating em uma temporada: 122.5 (2011) e 121.5 (2020)
  • Único QB da história a ter pelo menos 3 temporadas com Rating de pelo menos 110.0
  • QB mais rápido a alcançar 400 TD.
    • E com menos interceptações.
  • Mais temporadas com pelo menos 40 Tds passados: 5
  • Maior marca de passes completos sem interceptações: 402
  • Melhor marca de TD/Jogos de Playoffs (mínimo 10 jogos): 2,14 TD por jogo.
  • Maior Rating de um QB em Playoffs (mínimo 10 jogos): 100.5
  • Primeiro QB da história a ter pelo menos 20 TD de 70 jardas ou mais.
  • Primeiro QB da história a ter 14 ou mais jogos com pelo menos 110 de Rating.
  • MVP de Super Bowl.
  • NFL time da década 2010.
  • E NÃO ! Super Bowl jamais será critério para definir a qualidade de um QB.

.

1º Pior - DT Justin Harrell. Ano: 2007 / Round: 1º / Escolha: 16

O fato de Justin Harrell estar como aqui como o pior selecionado do século é muito mais culpa do Packers do que do próprio jogador.

Em suas temporadas universitárias, não fez nada que justificasse uma escolha tão alta. Jogou apenas 2 anos - sendo que o segundo se machucou e perdeu basicamente a temporada inteira. Foram apenas 14 jogos, 2.5 sacks e 9 tackles para perda de jardas. Entretanto, Green Bay gostou de sua suposta velocidade e inteligência, apostando alto.

Logo em seu primeiro training camp chegou totalmente fora de forma e muito acima do pesado. Mesmo assim, o Packers resolveu assinar seu contrato de calouro. Em 7 jogos, somou alguns tackles mas mostrou falta de concentração e disciplina. Em 2008, sofreu diversas lesões em um corpo claramente já gasto.

Passou a temporada toda de 2009 fora de combate por razões médicas e também comportamentais. Mesmo assim, o time trouxe ele de volta para a temporada de 2010, quando no primeiro jogo rompeu seu ACL e nunca pisou em um campo.

Uma aposta muito alta com poucas justificativas que deu muito errado.

.

.

MENÇOES HONROSAS: Davante Adams, Jordy Nelson (2º rodada) / Mason Crosby (6º rodada).

MENÇÕES DESONROSAS: Demarious Randall, Jurrell Worthy (1º rodada) / Jason Spriggs (2º rodada).

Tags:
Deixe um comentario

s2Member®