QUEIJOS E QUEIJAS!
A derrota no divisional ainda dói. Mais de duas semanas já se passaram desde a fatídica noite no Lambeau Field mas o torcedor ainda não conseguiu esquecer o que aconteceu na Tundra Congelada.
E quando o assunto é playoffs tudo fica muito pior. Pensando nisso, um discurso que muito se fala sobre Green Bay, e especificamente sobre Aaron Rodgers em playoffs, é de que “O Aaron Rodgers precisa de uma defesa que o ajude nos playoffs”. Bom, esse foi o caso da partida contra o 49ers. A defesa não cedeu nenhum TD e mesmo assim a equipe não foi capaz de vencer a partida.
O que aconteceu? Aaron Rodgers pipocou? Ele sempre pipoca em playoffs? Vamos discutir um pouco mais isso no texto de hoje.
O tweet a seguir é de Kevin Cole, um dos participantes do Pro Football Focus, uma das principais referências em estatísticas na NFL.
Tradução: Todas as performances de Aaron Rodgers em playoffs com a nota do PFF e a EPA por jogada. Somente 4 das 21 estão abaixo da eficiência média.
E o que seria esse EPA?
EPA é uma sigla em inglês que significa “Expected Points Added”. No português, pontos esperados adicionados. Essa métrica tenta explicar através dos números como um time se saiu em campo em relação a expectativa inicial do drive. Por exemplo, se um time inicia sua campanha na linha de 50 jardas, sua expectativa de pontos é de cerca de 2.5. Se no final da campanha o time pontuou com um Field Goal, seu EPA é de 0.5 (3 pontos do FG – 2.5 esperados).
Para além disso, em playoffs desde 1999, Rodgers é o 2º EPA/jogada (atrás de Patrick Mahomes), o 3º em porcentagem de passes completos em relação ao esperado (atrás de Kurt Warner e Matt Ryan) e 3º quando juntados essas duas estatísticas.
Então, como dizer que Rodgers é pipoqueiro quando o assunto é playoffs? Como esquecer das péssimas atuações defensivas nas duas finais de conferência anteriores, como esquecer todo o esforço que Rodgers fez contra o Cardinals em 2015 jogando praticamente sem recebedores e ainda levando o jogo para a prorrogação.
Sim, Rodgers jogou mal contra os 49ers, seu EPA foi de -8.9 (o menor número desde o desastre contra o Saints na semana 1), mas é preciso lembrar que o futebol americano é um jogo coletivo. No total, são 53 jogadores aptos a entrar em campo no dia da partida. Sim, o quarterback é o mais importante deles, mas existem muitas variáveis que não podem ser deixadas de lado. Como ignorar a tragédia que foi a unidade de Special Teams do Packers o ano todo, culminando em 10 pontos entregues de bandeja no Divisional Round? E porque não falar da excelente atuação da defesa do 49ers? Tudo isso tem que ser colocado em questão.
Aaron Rodgers será novamente o MVP e mostrou durante toda a temporada de 2021 porque ainda merece respeito. Se ele irá retornar para Green Bay ou não, só o futuro dirá. Existem muitas nuances, variáveis e questões que devem ser colocadas em pauta. Uma delas não é se Rodgers é ou não pipoqueiro.
E VOCÊ TORCEDOR? ACHA QUE RODGERS É PIPOQUEIRO? COMENTA AQUI E COMPARTILHA COM OS AMIGOS!
.
Deixe um comentario