Rich Bisaccia chegou aos Packers em fevereiro de 2022, semanas após a traumática eliminação da equipe para o San Francisco 49ers no Divisional Round da temporada 2021/22. Naquela partida, o special teams dos Packers teve uma das piores atuações da história do time em playoffs.
Antes de chegar aos Packers, Rich Bisaccia atuou como assistente de técnico e coordenador de special teams com o Oakland/Las Vegas Raiders desde 2018. Durante seus quatro anos no comando, o special teams dos Raiders nunca passou da vigésima posição, segundo o Pro Football Focus. Além disso, nos dois últimos anos de Bisaccia em Las Vegas, o special teams dos Raiders ficou em 13º lugar em 2020 e 21º em 2021 em DVOA.
O que chamou a atenção de Matt LaFleur e dos Packers foi a habilidade de Rich Bisaccia em liderar uma equipe. Após Jon Gruden se demitir de Vegas, Bisaccia assumiu como técnico interino dos Raiders e guiou o time a um recorde de 7-5, garantindo uma vaga nos playoffs. Ele se tornou o primeiro técnico interino, desde Bruce Arians com os Colts em 2012, a levar sua equipe à pós-temporada.
Em 2022, o Packers teve apenas o 17º melhor special teams em DVOA e foi a oitava pior unidade, segundo o Pro Football Focus. Em 2023, o desempenho caiu ainda mais, com o special teams de Green Bay terminando em 31º lugar em DVOA e como a sétima pior unidade pelo PFF. Em 2024, a situação permanece crítica, com o time ocupando o 28º lugar em DVOA e sendo a terceira pior unidade na avaliação do PFF.
Já estamos na terceira temporada de Rich Bisaccia em Green Bay, e o special teams ainda não passa confiança para o torcedor. A única exceção é Daniel Whelan, que está tendo uma temporada excelente. O Packers escolheu Brayden Naverson como kicker, liberando Greg Joseph, que acertou 5 de 6 field goals, incluindo 1 de 1 em tentativas de 50+ jardas e 2 de 3 entre 40-49 jardas pelo New York Giants. Para piorar, Naverson foi o primeiro kicker da NFL este ano a errar um field goal de 40 jardas ou menos.
O Packers fez de Rich Bisaccia o coordenador de special teams mais bem pago da liga, mas os resultados estão longe do esperado para uma franquia que investe tanto nessa área. Embora Bisaccia seja uma figura respeitada dentro do time e na NFL em geral, ele não pode viver de seu nome para sempre. O desempenho do special teams precisa justificar o investimento, e até agora isso não aconteceu.
Green Bay viu suas temporadas de 2021 e 2023 terminarem por erros críticos do special teams, e continuar permitindo que essa unidade seja um problema em 2024 beira o absurdo. Se Bisaccia não apresentar os resultados esperados este ano, não seria nenhuma surpresa ver o Packers seguir um caminho diferente para o special teams em 2025.
Deixe um comentario