Queijos e queijas, com todas as quatro equipes com campanha positiva, a NFC North se garantiu como a melhor divisão da NFL nesta temporada. Quais as implicações disso para a pós-temporada?
A NFC North se tornou uma briga de foice no escuro em 2024. Não é exagero falar isso, visto a situação das equipes. O Minessota Vikings tem campanha invicta e é a grande surpresa da temporada. Enquanto isso, Detroit Lions, Green Bay Packers e Chicago Bears tem todos campanha positiva e 4 vitórias, com três dessas quatro equipes indo para os playoffs se a temporada terminasse hoje. É a única divisão de toda a liga sem nenhuma equipe com campanha negativa, o que mostra o quão forte estão as quatro equipes.
Primeiramente, vamos voltar no tempo. Antes da temporada começar, era esperado que o Lions vencesse a divisão com pouca folga, mas ainda com folga. Em segundo, seria o Packers em ascensão garantindo uma vaga na pós temporada. Enquanto isso, o Bears seria uma equipe mediana com seu quarterback calouro, e o Vikings eram considerados terra arrasada com a lesão de JJ McCarthy e tendo como quarterback Sam Darnold.
Caleb Williams. Crédito: Icon Sportswire via Getty Images
Na prática, porém, não foi isso que aconteceu. Graças ao excelente trabalho da comissão técnica, o Vikings está invicto na temporada com Darnold jogando bem e a defesa sendo uma potência (Brian Flores é gênio mas ficou mal visto depois do caos em Miami). O Lions continua mostrando o quão forte é, destroçando equipes fortes e sendo extremamente consistente no ataque. Na defesa, porém, Aidan Hutchinson estava sobrecarregado e, agora com a lesão, a equipe precisa ir atrás de EDGEs. Enquanto isso, o Bears deu a Caleb Williams um elenco muito sólido para que ele possa se desenvolver, e estamos vendo isso claramente, com seu rendimento melhorando semana após semana de maneira muito consistente.
E o Packers?
Bom, o Packers está vivo graças à sua excelente comissão técnica. Jordan Love ficou fora de duas partidas e, mesmo assim, vencemos as duas. Tudo bem, não foram contra equipes fortes nem nada assim. Mas se eu falasse pra você, antes da temporada, que vencemos duas partidas com Malik Willis de quarterback, você provavelmente me internaria num manicômio. Sem seu quarterback, a comissão técnica soube montar um plano de jogo alternativo que tiraria o melhor das peças que tinha, e deu certo. Além disso, a defesa de Jeff Hafley se mostra uma potência, em especial a secundária, e o recém contratado Xavier McKinney tem números de Defensor do Ano até então. Green Bay é um time consistente nos dois lados do campo e conta com uma comissão técnica acima da média para fazer esse time dar o máximo possível.
Por enquanto, dentro da NFC North só aconteceu uma partida entre times da divisão, com vitória do Vikings sobre o Packers na partida de retorno de Love pós lesão (ainda estava enferrujado, mas não é desculpa). São quatro equipes com defesa consistente, ataque bem desenhado e boas peças em todos os lados do campo. Uma verdadeira briga de foice. Porém, isso não é necessariamente bom.
Criador: Patrick McDermott | Crédito: Getty Images
Quatro equipes fortes resultam em canibalismo de vagas
No formato atual dos playoffs, o líder de cada divisão garante vaga nos playoffs, e os três melhores não vencedores garantem a passagem ao Wild Card. Embora seja possível que os quatro times de uma divisão vão aos playoffs, é uma chance pequena. Quando se tem quatro equipes muito fortes como na NFC North dessa temporada, existe uma espécie de canibalismo dentro da divisão. Explico: cada equipe enfrenta duas vezes cada um dos seus três adversários de divisão, e esse resultado é extremamente importante pensando na classificação geral. O segundo critério de desempate na classificação geral é o desempenho dentro da divisão. Imagine que, dentro da NFC North, cada time vença o rival em casa e perca fora. Isso dá a todos os quatro times uma campanha 3-3 dentro da divisão, que pode se tornar o fiel da balança na classificação para os playoffs.
Por exemplo, se a temporada terminasse antes do TNF do dia 17/10, o Vikings seria o seed 1 da NFC pela melhor campanha, com Lions (4-1) e Packers (4-2) garantindo a seed 5 e 7, respectivamente. Isso faria com que o Chicago Bears, mesmo com campanha 4-2, ficasse de fora dos playoffs. São poucas vagas e muitos times, e com o confronto dentro da divisão tendo tanto peso como tem, quatro equipes fortes acabam se degladiando entre si de maneira predatória.
O começo de temporada da divisão foi impressionante, e a NFC North deve guardar ainda mais surpresas pensando nos próximos anos.
Deixe um comentario