A NFL, em muitos momentos, é maldosa com o fã do esporte. Nos acostumamos com um time, com alguns jogadores, passamos a gostar deles e entender a representatividade dele naquela franquia. Então, de repente, esse jogador é cortado ou trocado, e o que sobra para o torcedor é a saudade e os bons momentos que passamos com aquele jogador vestindo a camisa da franquia que todos nós amamos.
Foi assim também com o Green Bay Packers nessa offseason. Em um espaço de menos de seis meses, vimos a despedida de três jogadores icônicos e bastante conhecidos para nós: o OL David Bakhtiari, o RB Aaron Jones e o LB De'Vondre Campbell. E, até o início da temporada, outros jogadores podem - e devem - ser cortados, como Preston Smith. Porém, mesmo que ainda não tenha começado a temporada 2024-25, alguns nomes já estão sob o holofote e podem jogar a última temporada com a camisa verde e amarela do Packers. Aqui, separamos quatro desses possíveis nomes.
Eric Stokes, CB
Escolhido na primeira rodada do draft de 2021, Eric Stokes se vê em uma posição desconfortável com o Packers. Depois de um primeiro ano surpreendente, o jogador começou a sofrer com muitas lesões, com 9 partidas na temporada 2022 e apenas 3 partidas na temporada 2023. Devido a essa falta de disponibilidade do jogador, a equipe decidiu por não ativar a opção de quinto ano e, nesse momento, não parece que ele terá seu contrato renovado com a equipe. Stokes tem apenas uma interceptação em sua carreira, no seu ano de calouro, e teve uma queda brusca na marcação contra o passe, tendo permitido apenas 49,5% dos passes em 2021, e vendo esse número subir para 80% em 2022.
O Packers acabou não escolhendo nenhum dos principais cornerbacks no draft de 2023, e esperam que Stokes consiga ficar saudável a temporada toda e voltar a render, dessa vez com a chegada de um novo coordenador defensivo que pode trazer o melhor de Eric Stokes. Caso a equipe não renove com ele, Stokes sai do time sem deixar nenhum valor preso na folha salarial.
Kenny Clark, DL
Aos 28 anos de idade, Kenny Clark nunca se tornou aquele jogador que todos esperavam na época do draft, embora seja um DL muito sólido e habilidoso. São 34 sacks e 7 fumbles forçados em seus oito anos como profissional, sendo que 2023 foi seu melhor ano (7.5 sacks, 2 fumbles forçados e 44 tackles totais em 17 partidas). Embora a chegada de Jeff Hafley para coordenador defensivo possa ajudar no desempenho da defesa como um todo - e de Clark por tabela - um jogador se aproximando dos 30 anos em sua posição começa a ver o crepúsculo de sua carreira se aproximar.
Clark tem contrato até o final da próxima temporada, embora tenha mais 3 void years com a equipe (void é um ano extra que conta no contrato do jogador com a equipe, embora ele não esteja na equipe no momento). Uma renovação com Kenny Clark é possível, embora complicada. O jogador completa 29 anos durante a próxima temporada e deve querer um contrato longo e caro, o que complica os planos do Packers devido a possível renovação com o QB Jordan Love.
Preston Smith, EDGE
O possível corte de Preston Smith não é algo surpreendente. Depois da saída de Za'Darius Smith, Preston ficou na equipe como um veterano de voz ativa no vestiário, mas com o crescimento de Rashan Gary e a recente escolha de Lukas Van Ness no draft, Preston acabou se tornando, de certa forma, ultrapassado. Aos 32 anos, o veterano chegou à franquia de Wisconsin em 2015 e, desde então, soma 41.5 sacks, 6 fumbles forçados e 243 tackles totais. Porém, o alto contrato do jogador, somado à evolução dos jovens da equipe, fazem com que a manutenção de Preston na equipe se torne quase que um luxo que a equipe não precisa passar.
Ao final da próxima temporada, cortar Preston Smith se torna um excelente movimento financeiro ao Packers. Em 2025, Preston pesa $17.5M de dólares à folha salarial do time, com $9.9M de dead cap. Ou seja, cortando Preston Smith, o Packers libera praticamente $8M na folha salarial, o que pode ajudar bastante na renovação com Jordan Love.
Jaire Alexander, CB
De todos os nomes dessa lista, talvez esse seja o que mais doa em mim. Jaire Alexander é facilmente um dos melhores cornerbacks de toda a NFL, porém tem muitos problemas com lesão, o que atrapalha bastante na sua manutenção na equipe. Jaire tem apenas 27 anos, e nunca permitiu mais de 70% dos passes em sua direção. Houve algumas questões esquemáticas que atrapalharam seu rendimento nesses últimos anos (leia-se Joe Barry), mas Jaire é muito bom quando se trata de marcar o principal recebedor adversário (como prova, Justin Jefferson teve apenas 59 jardas na temporada passada na partida contra o Packers).
Jaire tem contrato com o Packers até 2026, além de um void year em 2027. Caso a equipe decida cortá-lo ao fim da próxima temporada, o Packers abre $6.8M na folha salarial de 2025 e $17M na folha salarial em 2026, que deve ser vital para o novo contrato de Jordan Love. Assim como o caso de Eric Stokes, a equipe hoje não tem um jogador para substituir Jaire caso ele seja cortado, o que pode ajudar com que Jaire não seja cortado.
Existem outros jogadores que podem ser cortados, mas até o momento esses são os quatro principais nomes em questão de rendimento e salário. Você concorda com os nomes, torcedor?
Deixe um comentario