Queijos e queijas, pelo segundo ano consecutivo o Green Bay Packers é a equipe mais jovem de toda a NFL, com média de 25,11 anos por jogador!
Uma das partes mais complicadas quando se trata de uma reformulação/planejamento de uma equipe competitiva a médio e longo prazo é a questão da idade. Na NFL, o fator idade tende a pesar com força, em especial em posições mais físicas como RB, WR, EDGE e CB. Em compensação, jogadores da OL e - principalmente - quarterbacks tendem a sofrer menos com a idade durante sua carreira, em especial quarterbacks que não dependem tanto do físico (vide Brady e Rodgers).
Manter um elenco forte tendo que manejar dinheiro e a idade dos jogadores é difícil. Jogadores que estão no auge físico e são certos de que irão render tendem a ser mais caros, e é necessário ter jogadores desse estilo no elenco enquanto você consegue trazer jogadores jovens e com potencial para substituí-los a médio prazo. E isso o Packers faz muito bem.
Após todos os cortes e as equipes fechando oficialmente seu elenco de 53 jogadores, o portal The 33rd Team compilou alguns dados das equipes e depois compartilhou com outros portais. E, pelo segundo ano consecutivo, o Green Bay Packers é oficialmente a equipe mais jovem de toda a NFL, com média de idade de 25,11 anos por jogador. Para se ter uma noção, a segunda equipe mais jovem da liga é o Tampa Bay Buccaneers, com média de idade de 25,59 anos por jogador. Ou seja, uma diferença de 0,48 entre Packers e Buccaneers.
Criador: Megan Briggs | Crédito: Getty Images
Olhando assim, não parece uma diferença tão grande, correto? Pois é aí que você se engana. Se somarmos a média do Buccaneers mais a diferença de 0,48, obtemos uma média de 26,07 anos por jogador. Porém, entre os 25,59 do Buccaneers e essa marca de 26,07, tem um total de 11 (!!!) equipes dentro dessa média!
Estatísticas avançadas referentes à idade do Packers
- O Packers tem apenas um jogador acima dos 30 anos no elenco. Trata-se do LB Preston Smith, com 31 anos;
- O Packers e o Lions tem o quarto ataque mais jovem da liga, com média de 25,42 anos por jogador;
- Já na defesa, o Packers é a equipe mais jovem com média de 24,79 anos por jogador, seguido pelo Buccaneers com 25,17;
- Se tratando apenas dos titulares, o Packers tem o ataque titular mais jovem da liga, com média de 24,82 anos por jogador;
- Já na defesa, a equipe é a sétima mais velha com média de 26,17 anos por jogador. Preston Smith puxa essa média para baixo.
Olhando para os rivais na NFC North, o Packers se mantém como o grupo de titulares mais jovem da liga. O Chicago Bears aproveitou o rebuild e trouxe jogadores jovens e competentes, com os titulares tendo uma média de 26,12 anos por jogador, oitavo grupo mais jovem da liga. Seguido deles, o Detroit Lions é o 13º grupo de titulares mais jovem da liga com média de 26,42 anos por jogador, e o Minnesota Vikings é a terceira equipe mais velha de toda a NFL com 27,57 anos por jogador de média entre os titulares.
Manutenção da equipe a partir de cortes e contratações
A maneira mais fácil de se manter uma equipe com a base mais jovem é através do draft. Escolher bons jogadores, jovens, que rendam e que ainda possam se desenvolver é essencial quando se trata dessa manutenção a médio e longo prazo. Mas é necessário outros ajustes em outras áreas. Na atual free agency, o Packers contratou dois jogadores chave para o elenco: o RB Josh Jacobs e o S Xavier McKinney. Ambos tem apenas 26 anos, no auge físico e ainda podem evoluir ainda mais. Além disso, a equipe cortou jogadores mais velhos que estavam no elenco, como é o caso do RB Aaron Jones, e o OL David Bakhtiari.
Criador: Stacy Revere | Crédito: Getty Images
Outra mudança importante foi entre os kickers. Durante a offseason, o Packers abriu concorrência para quem seria o K oficial da equipe na temporada, e por um momento o veterano Greg Joseph parecia ter ganho a posição. A equipe, porém, decidiu cortar o veterano de 30 anos e manter como K o calouro Brayden Narveson, de 24 anos. Além disso, a equipe vai para a temporada 2024 com um total de 10 calouros no elenco.
Talento e idade chamam atenção
O que chama bastante atenção no Packers não só é a baixa idade dos jogadores, mas o talento e capacidade da equipe. Na temporada passada, o Packers surpreendeu a todos e não só chegou aos playoffs como venceu a partida contra o Dallas Cowboys (freguesia que fala né?), tornando-se a equipe mais jovem desde a junção da NFL e AFL em 1970 a vencer uma partida de playoffs. E, mesmo com esse elenco jovem, tem-se muito potencial dentro da equipe e do que pode-se conseguir a curto e médio prazo. Um jovem quarterback em ascensão, recebedores talentosos e com muito potencial, uma defesa sólida e potente, uma comissão técnica extremamente capaz... Pensar em títulos e prêmios individuais não é um sonho de verão, mas uma realidade próxima e possível. Basta manter o excelente trabalho.
Deixe um comentario