Conheça tudo sobre Joe Barry, novo Coordenador de Defesa do Packers.

  • Home
  • Notícias
  • Conheça tudo sobre Joe Barry, novo Coordenador de Defesa do Packers.

OLÁ A TODAS QUEIJAS E QUEIJOS!

A off-season mal começou e o Packers já se movimentou. Com a decisão de partir caminhos com Mike Pettine, a vaga de Coordenador de Defesa, grande calcanhar de Aquiles nas últimas duas temporadas, ficou aberta.

Depois de uma seleção com 7 nomes, com o favorito Jim Leonhard, DC de Wisconsin, recusando a proposta de Green Bay, Joe Barry foi o escolhido por Matt LaFleur para comandar a unidade.

Uma decisão muito questionável inicialmente (explicaremos aqui os porquês) porém passível de esperança que dê certo. Vamos conferir tudo o que sabemos e analisar seus trabalhos já feitos: sua carreira, seus sistemas, sua mentalidade e muito mais. Não esqueci de curtir, compartilhar e BORA LÁ!

(Foto:Reprodução Site Oficial/Rams)

.

.

.

Perfil

(Foto:Reprodução Site Oficial/Rams)

Nascido em Julho de 1970 (50 anos) no Colorado, ex-jogador de Michigan e Southern California, foi diretamente para a parte técnica (começando como Assistente Graduado) e já soma 26 anos de carreira, tendo passagens em diversos times da NFL e do Universitário.

.

.

Currículo de Joe Barry

  • USC (Universitário): Assistente Graduado (1994-1995)
  • Northern Arizona (Universitário): Técnico de Linebackers (1996-1998)
  • UNLV (Universitário): Ténico de Linebackers (1999)
  • San Francisco 49ers: Técnico de Controle de Qualidade (200)
  • Tampa Bay Buccaneers: Técnico de Linebackers (2001-2007)
  • Detroit Lions: Coordenador de Defesa (2007-2008)
  • Tampa Bay Buccaneers: Técnico de Linebackers (2009)
  • USC (Universitário): Técnico de Linebackers (2010-2011)
  • San Diego Chargers: Técnico de Linebackers (2012-2014)
  • Washington Redskins: Coordenador de Defesa (2015-2016)
  • Los Angeles Rams: Assistente de Head Coach/Técnico de Linebackers (2017-2020)

.

.

Análise da carreira

Interessante observar que a maior parte dessas quase três décadas trabalhando no staff de treinadores, sua grande maioria foi sendo Técnico de Linebackers - inclusive do Tampa Bay campeão do Super Bowl em 2002, onde os LB eram de longe a melhor unidade do time - o que resultou em sua grande primeira promoção para DC.

E ninguém pode tirar seus méritos na posição como treinador da posição:

  • Derrick Brooks
  • Shelton Quarles (não draftado)
  • Cory Littleton (não draftado)
  • Mark Barron

São alguns exemplos de jogadores que se tornaram bons/fantásticos após serem treinados e moldados por Barry. Seus comandados sempre o descreveram como "entusiasmado e agressivo", além de ser um cara que inegavelmente trás uma grande energia para seus jogadores. A grande pulga atrás da orelha é sua performance após suas promoções para Coordenador de Defesa em Detroit e Washington, que foi muito ruim como veremos abaixo.

.

Coordenador de Defesa no Detroit Lions 2007-2008

Números da defesa (para efeito comparativo, os números de um ano antes dele ser DC e um depois estão inclusos)

AnoRanking: Jardas CedidasRanking: Pontos Cedidos
2006 (pré-Barry)28º30º
200732º32º
200832º32º
2009 (pós-Barry)32º32º
Devem ter sido ótimos 3 anos para os torcedores do Lions.

Bom, quando se é o comandante da pior defesa da liga em dois anos seguidos, não fica fácil "defender", certo? Como uma forma de desafio, vamos tentar:

→Era seu primeiro trabalho como DC até então, sem passar por nenhum cargo de assistência, indo direto de técnico de posição para coordenador da unidade.

→ Detroit tinha depth na defesa completamente horroroso, sem contar suas escolhas defensivas altas no seu primeiro draft lá foram completos busts.

→ Nesse time medonho, seu melhor jogador foi o LB Paris Lenon, que tinha saído de Green Bay sendo um jogador muito ruim e evoluiu bastante com Barry e sua expertise com linebackers.

Talvez não seja o suficiente para justificar os números medonhos, mas é um caminho. Todavia, a questão da defesa ter absolutamente nenhuma evolução de uma temporada para outra, e dessa vez recebendo ajuda. Cliff Avril (Draft) e Ryan Nece (FA) foram dois nomes de peso que deveriam impactar sua unidade e não foi o que aconteceu.

.

Coordenador de Defesa no Washington Redskins 2015-2016

Números da defesa (para efeito comparativo, os números de um ano antes dele ser DC e um depois estão inclusos)

AnoRanking: Jardas CedidasRanking: Pontos Cedidos
2014 (pré-Barry)20º29º
201528º17º
201628º19º
2017 (pós-Barry)21º27º

Aqui já podemos ver uma certa mudança nos seus números. A defesa "enverga, mas não quebra" foi muito vista em seu tempo na capital. Melhorou muito no quesito de pontos cedidos, mas o problema é que na NFL não basta "não quebrar", se envergar um pouco além do estado natural, simplesmente já não é bom o suficiente.

Esse regresso em jardas cedidas é simplesmente inaceitável, especialmente porque a unidade contava com alguns bons jogadores: Ryan Kerrigan, Preston Smith, Mason Foster, Will Blackmon, Quinton Dunbar, Josh Norman, DeAngelo Hall. É menos talento que o Packers atual, mas é talento. Além disso, de novo sua defesa não evoluir nada de uma temporada a outra.

Em Washington ele conheceu Sean McVay, que se tornaria nos anos seguintes o seu "mentor" em Los Angeles, e Kirk Olivadotti, atual técnico de linebackers do Packers (a mesma função que Joe Barry sempre foi competente).

.

.

Seu sistema defensivo e como pode se encaixar no Packers.

(Foto:Reprodução Site Oficial/Rams)

Segundo Tom Silverstein, Barry vem com o objetivo de implementar um esquema estilo Vic Fangio: uma base que usa um personnel 3-4 mas não tradicional. Como por exemplo, no sistema de Fangio, o nose tackle geralmente precisa ser mais ágil para bater a OL em pass rush e forte o suficiente para segurar na marcação dobrada em corridas. Lembra um certo Kenny Clark, não?

Isso manteria a nossa base atual, além ser o que nosso personnel mais perto se encaixa: Um pass rush bom (mesmo precisando melhorar), pelo menos um jogador dominante no interior da linha (Kenny Clark) e linebackers explosivos (o que não temos, mas ai que Joe Barry entra).

Sua defesa sempre foi agressiva - mesmo as ruins - mas o que devemos ver mais no Packers é - caso ele tenha aprendido algo nos tempos em que ele esteve no Rams (Wade Phillips, Brando Staley, Sean McVay), e esperamos que sim - é muita movimentação de safeties e linebackers pré snap. Isso faz com o que QB precise fazer muitas leituras, disfarçando blitzes e fortalecendo as coberturas para passes sem mostrar.

Veja o vídeo postado pela Blitzology: Como os safety se movimenta junto com o motion do ataque.

Outro ponto interessante é que devemos ver o nickel e dime mais terceiras descidas, e não aquela exaustão exagerada que era feita por Mike Pettine.

.

.

.

Conclusão

Joe Barry e Sean McVay (Foto:Reprodução Site Oficial/Rams)

Joe Barry sempre foi um tremendo técnico de posição e excelente assistente, mas em todas as promoções para DC até agora, falhou.

Temos que ser realistas - é uma escolha que deixa todos com os dois pés atrás - porém podemos ser esperançosos: Ele nunca teve o tanto de talento que terá no Packers e sua experiência no Rams com alguns bons coordenadores defensivos e Sean McVay pode ter ensinado a ele o que faltava para finalmente conseguir se firmar no cargo.

.

.

ACESSE TODAS NOSSAS REDES AQUI

Curta, comente e compartilhe! Go Pack Go

Tags:
Deixe um comentario

s2Member®