Top 10 : Linebackers

Por João Carlos Lombardi

OLÁ A TODOS QUEIJOS E QUEIJAS!

Hoje, falaremos sobre os melhores jogadores atuando na posição de linebacker (LB), posição tão comentada pelos torcedores dos Packers nas últimas semanas pela falta de profundidade no roster. Linebacker é uma posição da defesa que geralmente se alinha atrás da linha defensiva e tem como principais funções ajudar na defesa terrestre e providenciar uma cobertura extra ao passe. Faremos uma lista dos 10 melhores ativos na liga, explicando os motivos e o que esperar para próxima temporada.

Lembrando que só entrará na lista aqueles que atuam como middle linebacker ou outside na formação 4-3, ou seja, quatro defensive lineman e 3 linebackers. Jogadores que fazem a função de inside em sistemas 3-4 também entram, e só vamos excluir os jogadores que na maioria das vezes jogam como outside linebackers no 3-4, pois geralmente são edge rushers, como Za'darius, Von Miller, Mack e etc, que irão aparecer em outro Top 10 aqui no site.

Usarei quatro critérios: Tudo que já foi feito na carreira, perfomance na última temporada, estatístcas numéricas e, claro, minha visão do jogo. Tentarei ser justo colocando em uma balança esses critérios, para casos como de um jogador novo que tenha uma carreira curta ou um jogador que tenha uma carreira brilhante, mas a última temporada ruim, terem a mesma avaliação. O objetivo é listar os 10 melhores entrando na próxima temporada. ENTÃO BORA LÁ!

Importante: O texto é opinião do autor, então não adianta queimar nossa sede, perseguir o proprietário ou pedir a cabeça do editor-chefe (que sentiu falta do D. Hightower, mesmo que todos agora torçam pros Buccaneers).

(Foto: Reprodução Site Oficial/Minnesota Vikings)

10º - K.J Wright, Seattle Seahawks

O primeiro veterano, de fato, a aparecer na lista já é de grande nome entre os fãs da NFL. Integrante da defesa de Seattle desde 2011, K.J Wright discutivelmente faz parte da dupla mais proficiente de linebackers da última década, junto com outro que irá aparecer nessa lista.

Sendo completamente instintivo, parece que sempre lê os olhos dos seus adversários para saber o que precisa fazer, e aliado a sua explosão atlética, é responsável por tackles cinematográficos, como uma parede que ataca o jogador adversário, seja ele running back, seja recebedor.

Eleito ao All-Pro Second Team em 2015 e 2016, curiosamente, teve seu melhor ano estatístico em 2019 onde jogou muito mais na cobertura do passe, com 123 tackles totais, 11 passes defendidos e 3 interceptações, justificando sua presença na lista.

Expectativa: Segundo lugar no time em tackles totais, segundo lugar em passes defendidos e segundo lugar em tackles solo.

(Foto: Reprodução Oficial Twitter/Seattle Seahawks)

9º - Leighton Vander Esch, Dallas Cowboys

Indo para seu terceiro ano na NFL, Vander Esch já mostrou o tamanho de seu potencial, sendo um dos líderes da já boa defesa de Dallas. Foi eleito para o All Rookie Team e para o All-Pro Second Team na temporada de 2018, LVE ainda foi candidato a calouro defensivo do ano, perdendo para outro jogador que irá aparecer bem mais a frente.

Já em 2019, seu rendimento caiu muito, porém não por sua culpa, já que se machucou e perdeu sete jogos da temporada, sendo sua ausência um grande motivo pela campanha de Dallas, que não foi aos playoffs.

Mesmo jogando apenas nove jogos, Vander Esch somou 72 tackles, 3 para perda de jardas, e 2 fumbles forçados. Quando está presente em campo, a média de jardas corridas dos adversários cai, mostrando a diferença de imposição que a defesa texana recebe com sua presença.

Expectativa: Segundo lugar em solo tackles em Dallas, líder em tackles totais.

(Foto: Reprodução Twitter Oficial/ Dallas Cowboys)

8º - Cory Littleton, Las Vegas Raiders

Esse é um dos casos que não se destacou nos primeiros anos de sua carreira, mas por causa dos últimos dois anos, é impossível tirar dessa oitava colocação. Reserva como linebacker (titular apenas no special teams) nos primeiros dois anos de profissional, virou titular em 2018 e foi desde então um destaque.

Sendo um dos melhores linebackers na cobertura, especialmente contra o passe, mas também na sobra da corrida, Littleton somou nas duas últimas temporadas 5 interceptações e 22 passes defendidos, além de 2 fumbles forçados e 4 fumbles recuperados, mostrando sua eficiência e inteligência no cover.

Atleticamente não fica para trás. Mesmo não sendo muito explosivo, em 2019 conseguiu 79 solo tackles e 3,5 sacks, além de 6 tackles para perda de jardas, mostrando que mesmo em seu "ponto fraco", ainda produz muito bem. Vem para temporada de 2020 como um dos líderes da defesa dos Raiders.

Expectativa: Líders dos Raiders em tackles totais e solo, passes defendidos e fumbles forçados.

(Foto: Reprodução Site Oficial/Las Vegas Raiders)

7º - Demario Davis, New Orleans Saints

Outro veterano aparecendo na lista, Demario Davis foi draftado em 2012 pelo New York Jets, foi para Cleveland em 2016, jogou apenas um ano e retornou para o Jets até ser contratado pelo Saints em 2018.

Sempre sendo um jogador sem muito apelo dos especialistas, nunca tinha sido eleito para nenhum Pro Bowl e nem All-Pro, até que na última temporada foi eleito para o First Team merecidamente. Entretanto, sempre foi um jogador sólido: Líder empatado em solo tackles em 2017 com 97, somando 60 tackles para perda de jardas na carreira e sendo o décimo jogador com mais tackles combinados entre os que estão ainda em atividade.

Além disso, Demario teve 12 passes defendidos e 4 sacks na última temporada. Tudo isso, adicionalmente com a grande liderança que exerce na defesa dos Saints junto com Cameron Jordan, explicam sua presença em 7º na lista, mesmo com 31 anos de idade.

Expectativa: Líder do time e candidato a líder da NFL em solo tackles. Candidato All-Pro Second Team.

(Foto: Reprodução Twitter Oficial/New Orleans Saints)

6º - Lavonte David, Tampa Bay Buccaneers

Talvez o jogador e colocação mais "dúvidosas" dessa lista, Lavonte David, assim como Demario Davis, não possuí tanto nome e as pessoas não falam tanto nele quanto, na minha opinão, deveriam.

David foi escolhido para o All-Rookie Team em 2012 e para o All-Pro em 2013 e 2016 (sendo um First e outro Second Team), somando 724 solo tackles (sendo 116 deles para perda de jardas), 45 passes defendidos e 21 fumbles forçados como profissional. Possui uma grande inteligência para marcar o passe, além de ser uma arma poderosa em blitz. Talvez tenha como fraqueza a mobilidade lateral, que, por si só, já é melhor que a média da posição.

Pode ser mais gosto pessoal do que qualquer outro motivo, mas assistindo aos seus jogos, acho que fica impossível você não gostar de Lavonte David. Líder nato de um time que hoje está tão badalado por causa de jogadores que não farão metade que ele, David vem com tudo para temporada de 2020.

Expectativa: Líder do time e candidato a líder da NFL em tackles totais. Líder em solo tackles do time. Líder da equipe em passes defendidos. Candidato a All-Pro Second Team.

(Foto Reprodução Site Oficial/Tampa Bay Buccaneers).

5º- Jaylon Smith, Dallas Cowboys

Companheiro da posição de Vander Esch, Jaylon Smith sofreu muito em seu início de carreira na NFL e precisou dar a volta por cima pra se tornar um dos melhores linebackers.

Smith foi draftado machucado pelos Cowboys, após uma lesão devastadora no Fiesta Bowl atuando por Notre Dame. Era tido como um dos melhores prospectos no geral, mas com a lesão, caiu para a segunda rodada do draft. Perdeu a temporada de 2016 e só foi jogar sua season de "calouro" em seu segundo ano.

Como sua principal qualidade é sua velocidade, Jaylon estava limitado por causa de sua lesão, sendo titular em apenas 6 jogos em seu primeiro ano ativo, porém mesmo assim somou 82 tackes e 2 fumbles forçados. Aos poucos, foi ganhando sua velocidade de volta e assumindo um lugar de líder dentro do time, sendo talvez o melhor jogador da defesa junto com o Edge Demarcus Lawrence. Com a sua excelente última temporada e finalmente 100% de novo, aposto que Jaylon brilhará em 2020

Expectativa: Líder em solo tackles do time, segundo em tackles totais. Líder do time e candidato a líder na NFL em tackles para perda de jardas. Candidato ao All-Pro Second Team.

(Foto: Reprodução Site Oficial/ Dallas Cowboys)

4º - C.J. Mosley, New York Jets

Esse jogador, diferentemente do anterior, está no top 5 por causa de sua carreira e não pelo que fez na última temporada, afinal, ele jogou apenas dois jogos por causa de uma lesão.

Escolhido quatro vezes para o All-Pro Second Team (2014, 2016, 2017, 2018) enquanto jogava pelos Ravens, foi contratado pelo Jets com o salário mais alto da posição até então. Sua carreira fala por si só, somando 10 interceptações, 37 passes defendidos e 6 fumbles recuperados. Tem uma habilidade de leitura diferenciada, especialmente quando cobrindo o passe.

Em apenas dois jogos pelos Jets na temporada passada, Mosley conseguiu uma interceptação, um touchdown e um fumble recuperado. Metade dos LBs da NFL não conseguem isso jogando todos os jogos. Com certeza, teria feito uma temporada nível All-Pro caso não tivesse se machucado. Por isso, confio em uma temporada grandiosa em 2020.

Expectativa: Líder do time em tackles totais e solo, fumbles forçados e recuperados. Candidato a líder da NFL em Fumbles recuperados. Candidato ao All-Pro Second Team.

(Foto: Reprodução Site Oficial/New York Jets)

3º - Eric Kendricks, Minnesota Vikings

Infelizmente, preciso colocar um jogador dos Vikings aqui. Eric Kendricks está em uma ascensão tremenda a cada temporada que passa. Draftado em 2015 por Minnesota, sempre foi titular, porém foi nos últimos três anos que Kendricks realmente fez a diferença.

Nas últimas três temporadas, Kendricks soma 331 tackles totais, 17 tackles para perda de jardas. Jogador que dificilmente fica preso em bloqueios no segundo nível, é uma ameaça para qualquer screen ou toss (passe ou corrida laterais). Excelente marcador de tight ends no meio do campo.

Em 2019, foram 12 passes defendidos, 2 fumbles forçados e recuperados, o que o premiou com o All-Pro First Team, e juntando o fato que a defesa dos Vikings perdeu nomes importantes (além de muitos caluros entrando no lugar) e sua evolução a cada ano, Kendricks vem para fazer uma temporada ainda melhor.

Expectativa: Líder do time em tackles totais e solo. Líder do time em passes defendidos. Candidato a líder da NFL em tackles para perda de jardas. All-Pro First Team.

(Foto: Reprodução Site Oficial/ Minnesota Vikings)

2º - Darius Leonard, Indianapolis Colts

Se existisse uma máquina de tackles, ela teria sido projetada como Darius Leonard de base. Indo apenas para a sua terceira temporada, esse monstro de 24 anos já soma 284 tackles, sendo 182 solo e 19 para perda de jardas. Em 2018, ele foi líder da NFL em tackles totais e solo, o que lhe rendeu um First Team All-Pro, além de Defensor Calouro do Ano.

Não apenas isso, Leonard é uma ameaça para quarterbacks, com 12 sacks e 14 hits em dois anos. Nenhum jogador perdeu menos tackles que ele nas últimas duas tempordadas. Se ele encosta, ele derruba, não importa quem seja.

Todavia, diferentemente de outros linebackers que distribuem tackles por aí mas não sabem fazer mais nada, Leonard é excelente cobrindo o passe. Em 2019, foram 5 interceptações (os líderes da NFL foram 3 defensive backs, com 6 cada) sendo uma Pick Six, além de mais 7 passes defendidos e 2 fumbles forçados. Chega a ser inacreditável um jogador com tantos tackles ser tão bom no coverage. Se não fosse a lesão que o tirou de 3 jogos em 2019, seus números seriam mais grandiosos.

Expectativa: Líder do time e candidato a líder da NFL em tackles totais, solo e para perda de jardas. Líder do time em interceptações. All-Pro First Team. Candidado a defensor do ano.

(Foto: Reprodução Twitter Oficial/ Indianapolis Colts)

1º - Bobby Wagner, Seattle Seahawks

Acho que todos sabiam que ele iria aparecer nessa posição. Quando Luke Kuechly ainda estava em atividade, existia alguma competição pelo posto de melhor linebacker, mas depois de sua triste aposentadoria, Bobby Wagner é absoluto em primeiro lugar.

Draftado em 2012, Wagner foi All-Pro 6 vezes, 5 delas sendo First Team. Além disso, foi eleito para o time da década dos 2010s. Líder da NFL em tackles combinados duas vezes, em solo tackles uma vez, soma mais de mil tackle totais, além de 58 tackles para perda de jardas, 20 sacks e 10 interceptações.

Não existe nada que Bobby Wagner não faça de maneira excelente. Com uma velocidade incomum para seu peso e força, está em todos os lugares do campo. Mesmo com a defesa de Seattle enfraquecendo pós 2014, Bobby continuou produzindo em nível elite, e o tempo não parece ser problema para ele, já que seu 2019 foi melhor que 2018, e não me surpreenderia nem um pouco, ou melhor, acho provável, que seu 2020 seja melhor ainda. Um dos melhores na posição da história.

Expectativa: Líder do time em tackles totais, solo e para perda de jardas. Candidato a líder da NFL em tackles totais, solo e para perda de jardas. All-Pro Fist Team. Candidato a defensor do ano.

(Foto: Reprodução Twitter Oficial Seattle Seahawks)

Menções Honrosas

Aqui irei listar alguns nomes que quase entraram na lista. Ótimos jogadores, mas por causa de algum dos critérios ou simplesmente no geral como jogaodr, não chegaram entre os 10, mas estariam no em algum top 20. São eles:

  • Deion Jones, Atlanta Falcons
  • Christan Kirksey, Green Bay Packers
  • Joe Schobert, Jacksonville Jaguars
  • Jordan Hicks, Arizona Cardinals
  • Benardrick Mckinney, Houston Texans
  • Kwon Alexander, San Fransisco 49ers
  • Roquan Smith, Chicago Bears
  • Avery Williamson, New York Jets

E vocês? Quais os melhores jogadores na posição? Concordam com a lista? Fiquem livres para comentar o que acham!

Fontes estatísticas: Pro-Football Reference, Site Oficial NFL, Pro Football Focus.

NÃO DEIXEM DE OUVIR NOSSO ÚLTIMO PODCAST, ONDE FALAMOS SOBRE O CORPO DE RECEBEDORES E TIGHT ENDS! GOPACKGO!

Tags:
Comentarios

[…] + FALANDO EM LINEBACKER, CONFIRA AQUI O TOP 10 LINEBACKERS, POR JOÃO LOMBARDI. […]

João, quanto ao Christan Kirksey o que esperar? Você acredita que a aquisição dele seja um “salto” de qualidade em relação ao Blake? Minha esperança é que ele mantenha-se saudável e tenha leituras mais inteligentes, principalmente contra o jogo terrestre, que o blake !! Ótimo texto, ansioso pelos próximos TOP10
Abs

Responder

João Carlos Lombardi

O Kirksey é um caso a parte. Pelo que ele mostrou em suas temporadas saudáveis, dois anos atrás, é com certeza absoluta um salto de qualidade em relação ao Blake. Martinez faz uma coisa muito bem, mas falha no resto, especialmente na cobertura e sair em bloqueios de segundo nível em corridas. Kirksey faz bem tudo, super inteligente e sabe os atalhos pra atacar o corredor, mas no final das contas, precisamos dele saudável. Se ele não ter lesões iguais as duas últimas temporada, tem tudo pra tentar voltar ao Top 10 da posição. Grande liderança também, entende o esquema do Pattine. Muito obrigado pelo comentário e continue acompanhando. Go pack Go!

[…] perdendo o prêmio de melhor calouro defensivo por apenas nove votos para o LB Darius Leonard (Top 10:Linebackers). Somou 105 tackles, além de 3 interceptações, 13 passes defendidos e 3,5 […]

Deixe um comentario

s2Member®