TOP 10: OFFENSIVE TACKLES

Por Hugo Góes

OLÁ A TODOS QUEIJOS E QUEIJAS!

Sejam bem vindos a mais um top 10 do Cheeseheads Brasil! Nosso último ranking trouxe os 10 melhores running backs da liga, e se eles tem sucesso em suas carreiras, em parte devem agradecer a esses homens que iremos rankear hoje: os Offensive Tackles. Os jogadores que ficam mais nas extremidades da linha ofensiva. E que, além disso, são responsáveis por proteger o que há de mais importante em um time, que é o Quarterback.

Os Tackles, em sua maioria, lidam diretamente com uma das funções mais importantes e potentes das defesas adversárias, que são os EDGEs (jogadores do lado externo da linha defensiva), tendo muitas vezes que ficar atentos a movimentações não usuais dos mesmos, dando, assim, o tempo certo para que o Quarterback do seu time faça as leituras e progressões corretas. Além disso, um bom trabalho dos OTs faz com que o running back consiga visualizar o espaço por onde ele vai seguir caminho (todos lembram o que fazia Le’veon Bell quando jogava em Pittsburgh, correto?).

Esse ranking vai levar em conta principalmente o desempenho do jogador no último ano, projetando 2020 para cada um deles. Como todo ranking, não vai existir unânimidade (vamos debater sobre) nas posições, até porque haverá um toque de gosto pessoal nele.

Então, vamos lá!



10º - Lane Jonhson, RT, Philadelfia Eagles

Fonte: Reprodução Twitter Oficial/Philadelfia Eagles.

O campeão do Super Bowl LII tem seu representante na décima posição deste ranking. Lane Jonhson foi a quarta escolha geral no Draft de 2013 e, desde então, vem se mostrando um jogador bastante sólido para os Eagles. O jogador acumulou três seleções para o Pro Bowl e uma vaga no time da temporada em 2017 - ano da conquista do título da NFL - que posteriormente lhe rendeu uma vaga no Top 100 da NFL em 2018, ficando com a posição 95 dentre todos os jogadores da liga.

Em 2019, Jonhson cedeu apenas um sack em mais de 750 snaps jogados, ficando com uma nota de 88.8 no ranking da PFF (Pro Football Focus), ajudando seu time a conquistar uma vaga no wild card. Apesar de um ano com altos e baixos por parte da equipe de Philadelfia, Jonhson ainda pode ser considerado um ponto de equilíbrio do time liderado por Carson Wentz.

Com seus 30 anos, Jonhson não está mais na curva ascendente da carreira, mas ainda se mostra um excelente jogador que, estando no 100% de sua forma, é bastante contribuitivo na proteção a seu Quarterback e na abertura de espaço ao jogo corrido dos Eagles. Dessa forma, a posição de número 10 nesse ranking é mais do que justa.


9º - Trent Williams, LT, San Francisco 49ers

Fonte: Reprodução Twitter Oficial/Washington

Recém chegado ao vice campeão do último Super Bowl, ninguém discute o talento de Williams. Não a toa o jogador foi convocado a participar do jogo da estrelas da NFL por sete vezes seguidas. Contudo, o agora ex jogador de Washington não atuou na última temporada por problemas com a diretoria do seu antigo time e não sabemos o quanto isso será um fator na temporada que está por vir.

O que sabemos é que Williams é sim um jogador com talento de elite, e ao lado de Mike McGlinchey tem tudo para formar uma das melhores duplas de tackles da NFL. Em um time que gosta bastante do uso do jogo terrestre (nós cabeças de queijo sabemos melhor do que ninguém), pagar uma escolha de terceira e outra de quinta rodada pelo jogador pode ser uma das grandes histórias de custo benefício da temporada.

Williams só não está rankeado mais acima por dois motivos. O primeiro, já dito, é que ele está há mais de um ano sem atuar profissionalmente, fator que pode influenciar principalmente em seus primeiros jogos pelo time de Santa Clara. E em segundo, sua idade. Williams já tem 32 anos, então podemos dizer que não vive seu momentos mais áureo, mesmo sabendo de toda sua classe e eficiência na posição.



8º - Tyron Smith, LT, Dallas Cowboys

Fonte: Reprodução Twitter Oficial/Dallas Cowboys.

Integrante de uma das linhas ofensivas mais consistentes de toda a NFL, Tyron Smith é a cara do Dallas Cowboys. Caminhando para sua décima temporada na equipe do Texas, o jogador de 29 anos tem números excelentes em toda sua carreira, contabilizando sete convocações para o Pro Bowl e duas aparições no time da temporada da NFL. Além disso, Tyron é extremamente consistente e pouco se machuca. Em todos seus anos de liga, nunca jogou menos do que 13 jogos em uma temporada.

Ele é um dos responsáveis pelo grande sucesso do time na temporada de 2016, em que o jogo terrestre, comandado por Ezekiel Elliot, fez estrago em todas as equipes. Já em 2019, o jogador permitiu apenas um sack em todos os seus mais de 880 snaps jogados, que lhe rendeu uma nota de 76.6 no PFF,. Smith fez parte da segunda linha ofensiva que cedeu menos sacks em toda a temporada (23).

Ao lado de La'el Collins, formam talvez a segunda melhor dupla de tackles de toda a NFL e, de forma semelhante a Lane Jonhson e Trent Williams, não foi colocado em postos maiores devido a sua idade e longevidade na liga. Mesmo assim, estar em oitavo lugar em uma lista tão disputada e com tantos talentos, estando sempre no topo por tanto tempo, merece respeito e admiração.



7º - Terron Armstead, LT, New Orleans Saints

Fonte: Reprodução Twitter Oficial/New Orleans Saints.

Se no oitavo lugar tivemos um membro da segunda melhor dupla de tackles da liga, nada mais justo que falarmos da melhor agora, ou pelo menos parte dela. Armstead é jogador do New Orleans Saints desde 2013, quando foi draftado na terceira rodada. Apesar da sua inconsistencia com relação a seus números de jogos iniciados durante a temporada (ele nunca completou 16 jogos pela equipe da Lousiana), tem sido de extremo valor para Drew Brees, Alvin Kamara e companhia.

Segundo o PFF, em 2019 ele cedeu apenas 1 sack e 24 pressões a seus Quarterbacks, rendendo uma nota de 80.4. Tendo jogado um total de 935 snaps, mostra sua importância para o bom andamento do ataque de Sean Payton. Com a constância certa, Armstead pode vir a subir nesse ranking, não a toa fez parte do Pro Bowl nas últimas duas edições do jogo. Contudo, por enquanto o sétimo lugar está bastante justo para o jogador.



6º - Taylor Lewan, LT, Tennessee Titans

Fonte: Reprodução Twitter Oficial/Tennessee Titans.

Como explicar um running back com média de mais de 100 jardas por jogo em uma temporada? Claro, o talento do próprio running back é fundamental. Entretanto, isso também faz parte de uma ajuda grande da linha ofensiva. Por isso, o sexto lugar vai para Taylon Lewan. Com a saída de Jack Conklin para o Cleveland Browns em um contrato valiosíssimo, cabe a Lewan comandar a linha ofensiva dos Titans, ajudando a Derrick Henry a justificar o investimento feito nele (um contrato de 4 anos e 50 milhões de dólares).

Em seis anos de liga, Lewan foi indicado para o Pro Bowl em três oportunidades: entre 2016 e 2018, esse último, ano em que renovou seu vínculo com a equipe de Nashville por cinco anos, em um contrato que vale 80 milhões de dólares. Além disso, nos playoffs de 2019 teve ótimas atuações, alcançando, antes da final de conferência, uma nota de 87.5 no Pro Football Focus. Apesar disso, a linha ofensiva de Tennessee ainda cedeu um número muito grande de sacks (o maior entre toda a liga), e deve ser aí onde as forças devem ser concentradas para buscar uma melhora.

Com 28 anos, o jogador produto de Michigan parece viver seu auge e, agora, precisa mostrar que merece manter o posto de um dos melhores OTs da Liga, tentando auxiliar os Titans a darem um passo a mais em relação a temporada de 2019.



5º - Mitchell Schwartz, RT, Kansas City Chiefs

Fonte: Reprodução Twitter Oficial/Kansas City Chiefs.

Escolha de segunda rodada pelos Browns em 2012 e atual campeão do Super Bowl, Schwartz fica com o quinto lugar no nosso ranking. Em primeiro lugar, vale destacar sua enorme disponibilidade. Segundo o Pro Football Reference, ele, que sempre foi titular desde seu início na liga, nunca jogou menos do que 99% dos snaps de uma temporada. Números absurdos pensando em uma NFL cada vez mais física, especialmente nas trincheiras.

Além disso, o trabalho de Schwartz se torna ainda mais impressionante pensando que o camisa 71 dos Chiefs tem a "simples" missão de proteger o bem mais valioso da NFL atualmente, Patrick Mahomes. Segundo o PFF, durante os 3 jogos dos playoffs da última temporada - na qual o jogador foi o escolhido para o segundo time dentre os melhores do ano, após ter ficado no primeiro time em 2018 - em apenas uma ocasião o passe de Mahomes foi apressado.

É por estatísticas assim que podemos entender melhor o sucesso de Kansas City na temporada. Afinal, se o passe fosse sempre apressado, nunca poderíamos presenciar - na minha opinião - a jogada chave do Super Bowl: o passe conectado por Mahomes para Tyreek Hill na metade do último quarto daquele jogo. Dessa forma, mesmo com 31 anos, Schwartz mostra a consistência de um jogador que vive seu auge, tanto físico quanto técnico, e merece estar na metade ilustre desse ranking.



4º - La'el Collins, RT, Dallas Cowboys

Fonte: Reprodução Twitter Oficial/Dallas Cowboys.

É isso mesmo, o Dallas Cowboys emplacou seus dois tackles titulares entre os dez melhores da posição na liga. Muito do que foi dito para Tyron Smith pode ser aplicado a La'ell, com o fator da idade sendo o diferencial. Collins entrará na temporada de 2020 com 27 anos e um contrato assinado em setembro de 2019 (Cinco anos, 50 milhões de dólares).

Em um time que privilegia muito o jogo corrido e tem nele sua principal arma, ter uma linha ofensiva sólida é primordial para que se tenha sucesso no planejamento de cada partida. E é isso que Collins traz para Zeke e companhia. O right tackle de Dallas perdeu apenas um jogo nas últimas três temporadas e vem se mostrando bastante consistente na equipe. Além disso, conta também sua versatilidade, tendo em vista que, em sua primeira temporada nos Cowboys, ele atuou por 12 jogos como Left Guard.

Portanto, é La'el que se encontra como "porteiro" do pódio dos melhores tackles da NFL. E tendo como base sua idade, nada o impede de futuramente estar presente mais acima no nosso ranking.



3º - Ronnie Stanley, LT, Baltimore Ravens

Fonte: Reprodução Twitter Oficial/Baltimore Ravens

Com a medalha de bronze no nosso ranking de melhores tackles da NFL temos Ronnie Stanley. E porque ele está aqui? Essa é fácil, os números falam por si só. Com 3296 jardas terrestres, o time quebrou o recorde histórico da liga, e parte desse crédito deve ser dado a linha ofensiva dos Ravens, que fez um trabalho impecável durante toda a temporada regular.

Mesmo com a difícil missão de proteger o MVP da última temporada, Lamar Jackson não tem o que reclamar de Stanley. Afinal, mesmo em um time tão terrestre como é o de Baltimore, a proteção ao passe também foi esplendida. Foram somente seis pressões cedidas durante a temporada regular e nenhum sack, estatísticas que lhe renderam uma vaga no time da temporada da NFL, além de uma convocação para o Pro Bowl. Esses números se tornam ainda mais impressionantes quando pensamos que Stanley enfrentou jogadores do calibre de TJ Watt, Myles Garrett, Nick Bosa e outros.

A missão de Stanley é manter, e quem sabe melhorar seu nível na próxima temporada, sua quinta na NFL, momento no qual o GM Eric DeCosta muito provavelmente vai precisar abrir o bolso para que um de seus alicerces principais continue na equipe, pensando em um futuro título de Super Bowl.



2º - Ryan Ramczyk, RT, New Orleans Saints

Fonte: Reprodução Twitter Oficial/New Orleans Saints

O New Orleans Saints também coloca dois jogadores entre os melhores tackles da NFL. Sim, senhores. E aqui não há discussão, Ramczyk é sim um top 3 entre os jogadores das extremidades da linha ofensiva na liga. São três anos vestindo branco e dourado, tendo perdido apenas um jogo em todo esse tempo. Todo esse trabalho culminou com sua escolha para a seleção dos melhores da temporada passada e o melhor rating entre todos os tackles da liga de acordo com a métrica do site Pro Football Focus.

O camisa 71, que chegou como a última escolha da primeira rodada de 2017, cedeu apenas 20 pressões e nenhum sack durante toda a temporada regular, fator fundamental quando pensamos que Drew Brees já um quarterback veterano e precisa ser exposto o menos possível. Além disso, Alvin Kamara também poderia ceder parte de seu bicho para Ramczyk. Também segundo o PFF, ele teve uma nota de 92.1 nos bloqueios para jogo corrido, sendo o segundo melhor nessa função. Em outras palavras, o tackle dos sonhos de qualquer torcida que quer ver seu time progredir em campo.

Completo, consistente, jovem e ainda com um valor barato dentro das circunstâncias que a NFL vem se apresentando. Ramczyk chegou com fome e vontade de mostrar serviço e tem feito muito bem. Sua medalha de prata é mais do que justa e é bem provável que o veremos ocupando este lugar, ou quem sabe o primeiro, durante muito tempo.



1º - David Bakhtiari, RT, Green Bay Packers

Fonte: Reprodução Twitter Oficial/Green Bay Packers.

Nossa parede ganha a medalha de ouro!

O fator decisivo aqui foi escolher quem consegue beber três copos de cerveja seguidos basicamente sem respirar melhor que nosso Tackle. Ninguém teve tal habilidade.

Brincadeiras à parte, são sete anos como um cabeça de queijo e não precisamos nem mencionar o quão importante é David Bakhtiari para nós e para Aaron Rodgers. Nesse tempo, nosso camisa 69 acumulou duas idas ao jogo das estrelas da NFL (2016 e 2019) e uma seleção para o All Pro Team (2018), ficando no segundo time na temporada passada. Em números, a consistência de Bakhtiari merece ser mostrada aqui. Foram 14 sacks cedidos nos últimos 3.506 snaps. Um número simplesmente impressionante, ainda mais quando colocados de frente com o nível de pass rushers que ele enfrenta anualmente pelo menos duas vezes, em que jogadores do calibre de Khalil Mack e Everson Griffen estão sempre atrás da cabeça de Rodgers.

Nesse sentido, o PFF calcula que Bakh tem um rating de 96.4 quando se analisa os bloqueios de proteção ao passe, pegando os números desde 2016. O melhor entre todos os homens de linha. Se levarmos em conta que Rodgers é um Quarterback que segura mais a bola antes de passá-la, fazendo diversas progressões, escapando do pocket e fazendo lançamentos em profundidade, o trabalho de Bakhtiari se torna ainda mais impressionante. Segundo a ESPN, a linha ofensiva de Green Bay obteve 72% de aproveitamento no que eles chamam de "Team Pass Block Win Rate", que é quando a linha ofensiva consegue segurar seus bloqueios por mais de dois segundo e meio. Esse foi o melhor número de toda a NFL, seguida pela linha dos Ravens, com 69%.

Bakhtiari chega para a temporada de 2020 em seu último ano de contrato, sendo um momento decisivo para ele e para nossa equipe. Com certeza a torcida não quer perder mais um daqueles nomes que todos já conhecem e reconhecem como um cabeça de queijo. Sua dupla na outra extremidade da linha, Bryan Bulaga deixou a cidade de Green Bay e foi para Los Angeles defender os Chargers, e agora cabe a nossa Bak Wall liderar e proteger nossos dois Aarons rumo a uma caminhada para Tampa Bay no Super Bowl LV.

Com 28 anos e vivendo seu auge na carreira, David Bakhtiari é sim, discutivelmente, o melhor Tackle da liga e é um privilégio vê-lo em campo com a camisa verde e dourada de Green Bay.



Menções honrosas:

Como todos os nossos rankings de top 10, alguns nomes ficaram de fora, por isso aqui vão algumas menções honrosas:

  • Laremy Tunsil, LT, Houston Texans
  • Jack Conklin, RT, Cleveland Browns
  • Andrew Withworth, LT, Los Angeles Rams
  • Anthony Castonzo, LT, Indianapolis Colts
  • Alejandro Villanueva, LT, Pittsburgh Steelers
  • Trent Brown, RT, Las Vegas Raiders



E aí? Gostou? Não gostou? Exagerei no clubismo? Deixe sua opinião aqui embaixo nos comentários!



OUÇAM NOSSO ÚLTIMO PODCAST!

Tags:
Comentarios

[…] bem vindos a mais um top 10 do Cheeseheads Brasil! Nosso último ranking trouxe os 10 melhores offensive tackles da liga atualmente, e hoje falaremos a respeito dos jogadores que cobrem uma das posições chave na defesa […]

[…] diante da linha ofensiva de New Orleans. Mais cedo, antes do início da temporada, fizemos um ranking dos 10 melhores tackles da NFL. Nesse ranking ambos os tackles titulares do Saints entraram na lista. Tanto Ramczyk quanto […]

Deixe um comentario

s2Member®