Packer Forever: Bart Starr

OLÁ A TODOS QUEIJOS E QUEIJAS! Voltamos com mais uma edição da série Packers Forever!

Hoje o homenageado é certamente um dos maiores e mais importantes jogadores da toda a história da franquia, quiça o maior. Estou falando do lendário Bryan Bartlett Starr!

(Foto:Reprodução Site Oficia/Crimson Tides)

Bart Starr

Em uma década - 60s - em que Green Bay teve múltiplos jogadores que futuramente seriam Hall da Fama, Bart Starr foi o líder e o mais importante jogador do período, o que mostra o seu tamanho nesse contexto: Muitos eram grandes, ele era gigante. Vencedor nas eras pré e pós Super Bowl, começando de fato a caminhada da franquia ao topo em que se encontra hoje. Alguém desse tamanho merece ter sua história contada do início, ENTÃO, BORA LÁ!

(Foto: Reprodução Site Oficial/Green Bay Packers)

Carreira no colégio e na universidade

Bart nasceu em Montgomery, capital do estado de Alabama, em 1934. Frequentou o colégio Sidney Lanier High School, só entrando no time da escola em seu terceiro ano, como o quarterback reserva, todavia não demorou muito para se tornar o titular e levar o time a uma temporada invicta. No seu último ano, foi eleito para o All- American como melhor QB do país, recebendo várias propostas de universidades, incluindo a escolhida Alabama.

Na Universidade de Alabama, foi ser o quarterback principal em seu segundo ano, terminando a temporada com 6V- 2D-1E. Nos dois anos seguintes, alguns problemas atrapalharam muito seu rendimento. Todavia, o responsável pela equipe de basquete assegurou que Starr ainda era um bom prospecto, e em 1956, foi draftado pelos Packers na posição 200º.

(Foto:Reprodução Site Oficial/Green Bay Packers)

Green Bay Packers

Começou sua história em Green Bay com dificuldades, sendo backup em um período ruim da franquia, que vinha de 8 temporadas seguidas com mais derrotas do que vitórias (seria a 9º). Essa sequência continuou por mais dois anos, com Bart Starr alternando a posição de QB 1 e jogando alguns jogos, mas ainda não sendo o titular da equipe. Essas histórias, de Packers e Starr, mudariam em 1959, com a chegada do novo técnico, "um tal" de Vince Lombardi.

(Foto:Reprodução Site Oficial/Green Bay Packers)

Começo da Era Starr - Lombardi

Starr e Lombardi

É impossível contar a história de Bart sem citar Vince Lombardi. Depois de totais 11 temporadas negativas, Lombardi assume o cargo de head coach e na segunda metade da temporada, com o time 3V- 4D, dá a Starr a posição de QB em definitivo, que vence 4 dos 5 jogos restantes e finalmente dá a cidade uma campanha positiva, mostrando serem dois grandes líderes.

Em 1960, perdeu 4 jogos por causa de um incômodo das costas (de novo), e foi a sua "pior" temporada estatisticamente como titular da franquia, mas chegando em seu primeiro jogo de NFL Championship - ainda não existia o Super Bowl, então vencer esse jogo era o título máximo para um time da NFL- jogou muito bem, mas não o suficiente para evitar a derrota para os Eagles, o que seria ÚNICA em playoffs em sua carreira.

(Foto:Reprodução Site Oficial/NFL)

Anos 61-67: Ascensão ao topo e múltiplas conquistas.

(Foto: Reprodução Site Oficial/NFL)

Temporadas 1961 -1962: Títulos e All-Pro

Starr teve um aumento de produção gigantesco pós chegada de Lombardi (nada surpresa). Na temporada de 1961 lançou para mais de 2.400 jardas, além de 16 touchdowns -devemos lembrar que era outra era com um jogo completamente diferente, esses números para época são excelentes - isso o premiou com seu primeiro All-Pro e a mais um NFL Championship, dessa vez uma vitória esmagadora por 37-0 contra os Giants, lançando para 3 Tds.

No ano seguinte, Starr foi o líder da NFL em porcentagem de acerto de passes, com quase 63%, recebendo sua segunda nomeação ao All-Pro, perdendo apenas um jogo e indo pela terceira vez seguida ao Championship, com mais uma vitória sobre os Giants. Starr chegara a 3 finas seguidas , 2 títulos e 2 All-Pro em seus 3 anos de titular absoluto.

Temporadas 1963-1964: Pausa nos títulos mas não na produção

As temporadas de 63 e 64 quebraram a sequência de idas ao Championship e dos títulos, mas Bart Starr continuou sua ótima produção. A primeira ele perdeu 4 jogos graças a uma lesão na mão, mas mesmo assim lançou 15 touchdowns. Os Packers perderam 2 jogos sem ele e isso foi o suficiente para tirar o time dos playoffs.

Em 64, Starr jogou a temporada inteira, mas lesões de outros jogadores importantes tiraram a equipe dos playoffs. Todavia, lançou novamente para 15 touchdowns e apenas 4 interceptações, liderando a NFL em rating com 97.1, seu melhor número no quesito até então. Ganhou sua terceira indicação ao All-Pro.

Temporada 1965: De volta aos títulos

Dois anos sem ir aos playoffs para dar chances aos outros times, o quarterback sentiu saudades da sensação e resolveu conduzir seu time novamente a pós temporada. Em um ótimo ano, Starr conduziu sua equipe ao NFL Championship, vencendo o Browns de Otto Graham: Melhor QB da década de 50. Foi sua 4º final e 3º vitória.

Temporadas 1966-1967: Mais títulos, Ice Bowl e vitórias de Super Bowls

A temporada de 66 seria a do primeiro Super Bowl:os vencedores da NFL e da AFL na época. Esse seria o melhor ano da carreira de Starr. Líder da NFL em porcentagem de passe completos e líder em rating, superando sua melhor marca, Bart foi eleito o MVP da temporada regular, indo para sua 5º final e 4º vitória da NFL Championship. No Super Bowl, Bart acertou 16/23 passes, 2 TD e uma Int, com 116 de rating e foi eleito o primeiro MVP.

Temporada 1966Jogos% de passes completosJardas totaisTouchdownsInterceptaçõesRate
Números 13 62,2% 2257 14 3 105.0
Lembrando que para época são números excepcionais

Em 67, seu rendimento caiu bastante se comparado aos anos anteriores. Porém, sua liderança e seu poder de decisão continuavam o mesmo, vencendo 9 jogos e indo pela segunda vez em sua carreira 3 vezes seguidas para o NFL Champonship(!), jogo que seria conhecido como um dos melhores da história:

ICE BOWL

Championship Game, contra os Cowboys: -26ºC, sensação de -38ºC, com uma placa de gelo por cima do gramado. Placar de 17 - 14 para os Cowboys faltando 16 SEGUNDOS em uma TERCEIRA PARA O GOAL na linha de 1 jarda. Starr observou que a linha ofensiva conseguia cravar o pé no gelo, mas os running backs estavam escorregando por causa do impulso, então perguntou para Lombardi se ele mesmo poderia correr, por estar do logo atrás da linha. Lombardi:

Faça e vamos sair logo daqui!

VInce Lombardi

O QB passou por uma montanha de jogadores caindo no gelo e fez o TD: um dos drives e jogadas mais decisivas e geniais da história do esporte. Os Packers e Starr se tornaram até hoje o primeiro e único time a vencer 3 Championships seguidos. Depois venceria os Raiders no Super Bowl, com mais um MVP para Bart. Sneak de Starr aqui

(Foto: Reprodução Site Oficial/Dallas Cowboys)

Fim da carreira, tempo como técnico, marcas e lugar na história.

Starr durante sua nomeação ao Hall da Fama

(Foto:Reprodução Site oficial/NFL)

Depois de 6 finais, 5 títulos, 2 Super Bowls, 2xMVP de Super Bowl, 1xMVP da NFL, 4xAll-Pro, Starr tinha planos de se aposentar, porém o time não tinha sucessores nem na posição de QB e nem para Head Coach (Lombardi saiu do cargo pós vitória do segundo Super Bowl). Então jogou mais 4 anos, 3 titular e produzindo bem e sendo a de 71 a última.

Bart Starr tem seu nome gravado no Lambeu Field

Em 1972, anunciou sua aposentadoria como jogador, voltando para Green Bay como técnico em 1974. Starr já sabia que não seria fácil ter o mesmo sucesso como Head Coach - via o trabalho de Lombardi - ficou nove anos no cargo, mas venceu menos de 40% dos jogos e resolveu se aposentar como técnico também.

Bart Starr foi nomeado ao Hall da Fama da liga e dos Packers logo em 1977, o que mostra seu tamanho. Além disso, teve seu número-15- aposentando em Green Bay, além de ter dado o nome ao prêmio Bart Starr Award, que vai para o jogador que mais representa liderança dentro e fora do esporte, prêmio já dado a Aaron Rodgers pelo próprio.

Starr dando prêmio de seu nome para Aaron Rodgers

Faleceu em maio de 2019, em um dia muito triste. Essa franquia tem uma história magnífica, teve/tem até hoje momentos e jogadores que já são/serão lendas da NFL, com contextos super diferentes, mas Bart Starr jamais deixará seu lugar lá no topo dos Packers.

(Foto: Reprodução Site Oficial/Green Bay Packers)

E AI? CONHECIA A HISTÓRIA DESSA LENDA? COMENTE!

OUÇA NOSSO ÚLTIMO PODCAST!

Tags:
Deixe um comentario

s2Member®