PACKERS FOREVER: REGGIE WHITE

OLÁ A TODOS QUEIJOS E QUEIJAS! BEM VINDOS A MAIS UM TEXTO DA COLEÇÃO "PACKERS FOREVER"!

.

.

.

Reginald Howard White


Hoje é dia de mais uma homenagem no nosso quadro. Dessa vez, uma homenagem póstuma. Apelidado de "Ministro da Defesa", Reggie White é um nome mais que comum quando pensamos nos melhores defensores da história da NFL. Em 2019, quando completava 100 temporadas, a liga fez uma seleção dos melhores jogadores que passaram por ela. E lá estava o eterno camisa 92 de Green Bay. Cercado de outras lendas do esporte, White carimbou sua vaga no panteão seleto de jogadores e vamos entender como ele chegou até lá.

.

Carreira antes da NFL

Reggie White fez sua carreira universitária na Universidade de Tennessee e jogou na extinta USFL, antiga liga de futebol americano que durou apenas três anos. Na faculdade, White já se destacava por sua força defensiva e já era chamado de "Ministro da Defesa" nessa época. Curiosamente, ele também era ministro em uma entidade cristã, então o apelido acabou pegando muito mais fácil. Com atuações e números marcantes durante toda sua passagem pelo College - mesmo quando baleado devido a problemas físicos - White sempre se destacou bastante no meio universitário. Essas atuações, ainda mais incríveis em seu ultimo ano na faculdade, em 1983, renderam a ele uma vaga no time da temporada universitária, chegando até a final da disputa pelo prêmio Lombardi de melhor jogador de linha do ano. Após dois anos na UFSL jogando pelo Memphis Showboats, seus números já chamavam a atenção e White não parecia longe de jogar na maior liga de futebol americano. Com o fim da liga, White foi escolhido pelo Philadelfia Eagles na quarta escolha geral no Draft Suplementar da NFL em 1985.

.

Philadelphia Eagles

124 sacks em 121 jogos. Os números falam por si. Em oito anos jogando pelos Eagles, o "Ministro da Defesa" teve números assombrosos. Após sua chegada via Draft Suplementar, ele demorou para estrear, porém quando esteve em campo fez questão de ser notado. Em 13 jogos, foram 100 tackles, 13 sacks e dois fumbles recuperados. Números que renderam a ele o prêmio de melhor defensor calouro da NFC. Posteriorimente, em 1987, White viria a ganhar seu primeiro prêmio de defensor do ano na NFL, quando registrou a marca absurda de 21 sacks na temporada, recorde para um jogador dos Eagles até os dias de hoje.

Muitos desses sacks foram conquistados através do que ficou conhecido como "Hump Move", a marca registrada de White. O movimento consistia em levar o defensor para um lado e arremessá-lo para o chão, muitas vezes com apenas uma das mãos. Muitos ainda consideram esse o melhor movimento de um jogador de defesa em toda a história.

White era um quebrador de recordes nato. Com os números de sacks que citamos acima, ele se tornou o maior sacador da história da franquia. Marcas que ainda se mantém até hoje. Em eleição feita pela ESPN Sportsnation ele foi considerado o maior jogador da história dos Eagles. Após oito anos vestindo a camisa verde, White mudou de ares. Saiu de Philly e desembarcou em Green Bay para também ficar marcado na história dos cabeças de queijo.

.

Green Bay Packers

Contudo, a chegada de White aos Packers não foi simples. Primeiro porque até aquele momento era bastante improvável que grandes nomes da liga chegassem a experimentar a free agency. Na época a liga autorizava as franquias a terem até 37 jogadores que estavam completamente presos a suas equipes, ou seja, não poderiam assinar contratos com outros clubes. Foi somente em 1993, através do que ficou conhecido como "Reggie White Settlement" que os jogadores teriam a possibilidade de mudar de franquias.

Foi assim que Reggie White chegou aos Packers. Após uma intensa briga com outros times como os 49ers e os Redskins, o camisa 92 assinou um contrato de 4 anos valendo 17 milhões de dólares, valores pequenos hoje mas que na época faziam com que White se tornasse o terceiro jogador mais bem pago da liga, ficando atrás somente de John Elway e Dan Marino.

A influência de Reggie White não foi percebida somente dentro de campo. Fora dele, a contratação do Ministro da Defesa fez com que os jogadores olhassem com outros olhos para Green Bay.

Antes dessa decisão [de Reggie White ir para Green Bay] as pessoas diziam 'Se Green Bay me recrutar no Draft eu não vou. Lá era a Sibéria. Mas Reggie White viu alguma coisa diferente sobre lá... Reggie viu todas as coisas positivas sobre Green Bay que ninguém nunca soube antes. Ele viu uma oportunidade de ir para um lugar que as pessoas são muito fanaticas. E quando você perde um jogo ninguém fica gritando no seu ouvindo dizendo que você é um vagabundo. A mídia somente diz os fatos e não fica tentando criar controvérsias. Era na verdade um oásis para se jogar futebol e você está realmente concentrado em ser um jogador de futebol.

Keith Jackson, antigo Tight End dos Packers que jogou com Reggie White.

Foram seis temporadas como um cabeça de queijo. Em todas elas, White e os Packers chegaram sempre aos playoffs. Antes de 93, a última aparição de Green Bay em pós temporada havia sido na temporada de 1982. Nesses seis anos, White registrou 68,5 sacks, recorde da franquia até o momento. Hoje, ele é o terceiro maior sacador da história dos Packers.

Todos esses números levaram a consagração de White na temporada de 1996. Com oito sacks e meio em 16 jogos, ele foi um dos pilares do time de Green Bay que foi ao Super Bowl, lugar que os cabeças de queijo não chegavam em 29 anos. A equipe venceu o New England Patriots por 35-21 e Reggie conquistou seu primeiro e único Super Bowl da carreira. O camisa 92 teve participação fundamental na partida, com três sacks na final, recorde até até hoje na liga. O terceiro da partida foi conquistado numa quarta descida, na final do jogo, sacramentando o título de Green Bay.

Reprodução: Twitter Oficial Green Bay Packers

Reggie ainda fez mais duas temporadas atuando pelos Packers, em 97 e 98. Foi nesta última que, com 16 sacks durante a temporada regular, White se sagrou novamente o melhor defensor da liga. Ao final daquela temporada, quando Green Bay perde logo em sua primeira partida de playoffs, White anunciou que estava se aposentando da liga.

.

A volta a NFL pelo Carolina Panthers

Após um ano longe dos campos, White retornou em 2000 para jogar pelo Carolina Panthers. Já com uma idade bastante avançada, seu desempenho esteve bastante aquém do que os torcedores se acostumaram a ver. Contudo, o veterano ainda conseguiu anotar mais 5,5 sacks na temporada. Ao final do ano, White anunciou novamente que estava pendurando as chuteiras. Sua carreira terminou com 198 sacks, um recorde na liga até o momento e que só foi quebrado em 2003 por Bruce Smith.

Infelizmente Reggie White veio a falecer em Dezembro de 2004, quando estava em sua na Carolina do Norte e foi levado ao hospital com uma arritmia cardíaca. Segundo os médicos, a arritmia se deu devido a complicações pulmonares, problema que era comum durante toda a carreira do camisa 92. Além disso, problemas com a apneia do sono também podem ter contribuído para sua morte.

White deixou um legado imenso não só dentro como fora de campo, prova disso é que seu número de camisa - o 92 - foi aposentado pelos Eagles, pelos Packers e pela Universidade de Tennessee.

Reprodução: Twitter Oficial Green Bay Packers

.

Estatísticas

  • 15 temporadas
  • 13x escolhido para o Pro Bowl
  • 10x escolhido para o time da temporada
  • 198 sacks
  • 1x campeão do Super Bowl
  • 2x melhor defensor da temporada
  • 3x melhor defensor da NFC


Highlights

Se você não teve a oportunidade de ver jogos de Reggie White deixaremos aqui alguns dos melhores momentos do eterno camisa 92 dos Packers!

Saudades dele, torcedor? Deixe aí nos comentários o que você achou de mais um episódio do nosso quadro!

Tags:
Deixe um comentario

s2Member®