OLÁ A TODOS QUEIJOS E QUEIJAS!
Chegou a hora de inciarmos mais um TOP 10 no site do Cheeseheads Brasil! Hoje, falaremos de uma posição que está ficando cada vez mais importante para as equipes, a de Tight End. Essa é uma das posições que mais evoluiu ao longo dos anos. Nos primórdios da NFL, a principal função do Tight End era auxiliar a linha ofensiva nos bloqueios e proteção ao passe, sendo uma espécie de 6º bloqueador quando entrava em campo, já que o seu porte físico era muito mais próximo ao de um jogador de linha ofensiva do que de um recebedor. Na NFL atual, é perceptível o grande envolvimento dos TE's no jogo aéreo, o que acabou tornando a posição muito mais valorizada dentro da Liga.
O principal objetivo desta lista é rankear os dez melhores da posição. Os critérios utilizados para elencar os melhores jogadores foram seus respectivos números na última temporada, sua importância para o time, projeção para o próximo ano, potencial de evolução, força do elenco e o gosto pessoal do autor.
Vamos começar!
Foto: Reprodução site oficial/Green Bay Packers
10º - Jared Cook, New Orleans Saints
Para abrir a lista temos um veterano na liga, Jared Cook. O jogador foi draftado em 2009 pelo Tennessee Titans e acumulou bons números ao decorrer da sua carreira na NFL.
Na temporada 19/20, acumulou 705 jardas nas 14 partidas que entrou em campo, tendo uma média de 16,4 jardas por recepção. Mostrou-se extremamente eficaz na redzone e dividiu em alguns momentos a responsabilidade com Michael Tomas para anotar os pontos do time, sendo o segundo melhor TE da liga no quesito touchdowns recebidos, tendo anotado nove.
Apesar de não ter mais a vitalidade de outrora, Cook ainda é eficaz bloqueando e não deixa a desejar quando é necessário liderar os bloqueios para abrir espaço para o jogo terrestre.
Com a força do elenco de New Orleans ao seu redor, Cook tem todas as ferramentas para manter o desempenho em alto nível e repetir a grande temporada que lhe rendeu indicação ao Pro Bowl. A chegada de Emanuel Sanders poderá abrir ainda mais espaços para o Tight End mostrar toda a sua qualidade na temporada que se aproxima.
Tem cabeça de queijo com saudade dele por ai?
Foto: Reprodução site oficial/New Orleans Saints
9° - Kyle Rudolph, Minnesota Vikings
Quando pensamos no ataque do Minnesota Vikings observamos sempre seus grandes nomes como Dalvin Cook, Adam Thielen e Stefon Diggs (agora no Bills). É importante ressaltar que existe uma peça fundamental para a engrenagem dos Vikings funcionar a plenos pulmões, o Tight End Kyle Rudolph.
Em um ataque tão focado no jogo terrestre com a estrela Dalvin Cook, é necessário um TE que saiba liderar muito bem os bloqueios e ainda assim ser uma arma quando requisitado no jogo aéreo. Rudolph tem um excelente equilibrio nesse ponto, sabe que não é o principal alvo do time mas não deixa de ser uma válvula segura quando o jogo aperta.
O Tight End do Minnesota já disse diversas vezes saber do seu valor para o sistema dos Vikings funcionar, e não se importa de trabalhar em prol da equipe, bloqueando em grande parte dos snaps. Um ataque que usa e abusa do jogo corrido e dos play actions com rollouts efetuados por Kirk Cousins, precisa ter um bloqueador extra e com mãos seguras para receber passes quando necessitar.
Na última temporada, atuou em todas as 16 partidas da temporada regular, tendo em média 9,4 jardas por recepção e anotou 6 touchdowns. Com a saída de Diggs, o TE deverá ter um papel maior no auxílio ao jogo aéreo. Aos trinta anos, seguirá sendo peça chave no ataque de Minnesota para seguir em busca do primeiro Super Bowl da história da franquia (todos nós torcedores dos Packers sabemos que isso não vai acontecer).
Foto: Reprodução site oficial/Minnesota Vikings
8° - Evan Engram, New York Giants
Chegamos finalmente a um jogador da nova geração de Tight Ends. Evan Engram tem todas as ferramentas para se tornar elite na posição e o New York Giants sabe disso, tanto que em Abril desse ano já exerceu a opção de 5º ano no contrato de calouro do jogador.
Engram aparenta ter um interminável problema com lesões, algo que atrapalha muito a sua avaliação dentro de campo. Nessa temporada, foram somente 8 partidas disputadas, e mesmo com uma amostragem curta, foi possível perceber o seu valor para a franquia. O Tight End mais rápido da liga acumulou mais de 400 jardas na temporada, dois jogos para mais de 100 jardas recebidas, tendo uma média de 10,6 jardas por recepção e marcou 3 touchdowns.
Seu principal ponto fraco é bloqueando. Para dar um upgrade no seu jogo é necessário uma grande melhora nessa área. Refinar a sua técnica de bloqueio o tornaria ainda mais completo e competente em todas as partes que envolvem a função de um Tight End.
O seu potencial é enorme, mantendo-se saudável, Engram tem tudo para ser uma referência na posição nos próximos anos de liga. Na sua temporada de calouro em 2017, quebrou diversos recordes da franquia New York Giants e da NFL, tornando-se um sucesso imediato e um dos preferidos dos torcedores. O jogador terminou a temporada em alta e sem nenhuma lesão, o que está aumentando as expectativas dos fãs de Nova York para a próxima temporada.
Foto: Reprodução site oficial/New York Giants
7° Hunter Henry, Los Angeles Chargers
Chegamos a mais um jogador de potencial enorme que convive com um grande número de lesões. Hunter Henry é mais um jogador com chance de tornar-se referência na liga nos próximos anos caso esteja saudável.
Henry jamais conseguiu jogar uma temporada completa pelos Chargers, porém, sempre que entra em campo é um grande diferencial para o ataque de L.A. No último ano, perdeu alguns jogos no início da temporada, vinha de uma grave lesão que o tirou dos gramados durante 2018 inteiro. Ainda assim, a lesão não foi o suficiente para frear o entusiamo do torcedor com Henry, que em 12 partidas acumulou 652 jardas totais, tendo em média 11,9 jardas por recepção, uma partida com mais de 100 jardas na temporada e 5 touchdowns na conta.
O Tight End dos Chargers é peça importante do ataque, sendo uma combinação fatal de velocidade, altura e força. Henry é capaz de efetuar recepções contestadas, manter os pés dentro de campo em recepções próximas a sideline e auxiliar nos bloqueios para jogadas de corridas, apesar de ser muito mais utilizado como um recebedor que cruza o meio do campo.
Livre de lesões, espera-se que o ano de Henry seja ainda mais produtivo. O novo Quarterback da franquia, Justin Herbert, contará com as mãos seguras de Henry para auxilia-lo nesse início de carreira na NFL. O jogador é visto como fundamental para o sucesso da franquia e jogará a temporada sob a franchise tag. A incerteza sobre a sua saúde impediu um contrato longo nesse momento, mas caso Henry prove o que todos esperam dele, poderá subir ainda mais no nosso ranking na próxima temporada.
Foto: Reprodução site oficial/Los Angeles Chargers
6º - Austin Hooper, Cleveland Browns
Um dos nomes mais badalados da Free Agency de 2020 pousa na nossa sexta posição. Hooper teve uma ótima temporada pelo Atlanta Falcons e acabou despertando o desejo de muitos torcedores dos Packers, já que a posição de Tight End é uma das grandes carências do time. Apesar da vontade da torcida, Green Bay não fez muita questão de seduzir Hooper, que agora jogará pelos Browns, como um dos jogadores da posição mais bem pagos da liga.
Em um ataque que parecia perdido em diversos momentos da temporada, Austin Hooper conseguiu destacar-se ao lado de Julio Jones, tendo a melhor temporada da sua carreira. Nos 13 jogos que entrou em campo, acumulou 787 jardas e quebrou a marca das 100 jardas recebidas duas vezes no ano. Sua média de jardas recebidas por passe foi de 10,5 e marcou 6 touchdowns.
Hooper é um Tight End que em grande parte das situações consegue dominar nas trincheiras e contribuir de forma muito eficaz com o jogo terrestre da sua equipe, abrindo espaços com seus bloqueios bem executados, algo que com certeza será muito explorado pelos Browns, já que possuem dois running backs de ótima qualidade no seu roster.
O Tight End foi chamado ao Pro Bowl pela segunda vez consecutiva na sua curta carreira, firmando-se como um dos grandes nomes da posição. Agora, a expectativa para Hooper é ainda maior, chegando em um time com um novo Head Coach, com peças ofensivas boas e jovens, Austin tem tudo para contribuir com os Browns e ajuda-los a sair da fila da pós temporada: desde 2002 a franquia não disputa uma partida de playoffs.
Foto: Reprodução site oficial/Atlanta Falcons
5º - Darren Waller, Las Vegas Raiders
Na 5ª posição temos um caso diferente. Waller é um jogador que teve diversos problemas no início da sua carreira, tendo jogado somente 23 partidas em seus três primeiros anos de carreira. O produto de Georgia Tech chegou na NFL como Wide Reciver, porém, fez a transição para Tight End nessa última temporada.
Mesmo adaptando-se a posição, Waller foi um sucesso imediato para a equipe de Las Vegas, atuou em todas as 16 partidas da temporada, sendo o primeiro da nossa lista a atingir e ultrapassar a marca de 1.000 jardas recebidas na temporada. Somado a isso, foi o Tight End com mais jogos para mais de 100 jardas, com incríveis 5 partidas na conta. Além disso, teve uma média de 12,7 jardas de recepção e anotou 3 touchdowns.
O principal defeito de Waller são os bloqueios. Como WR o jogador não tinha tanta massa muscular e não era tão exigido em bloqueios. Com a mudança realizada nesta temporada, ele precisa dar um passo adiante em seu jogo e elevar o seu nível caso queira seguir figurando na primeira prateleira da posição. Um bom TE pode ser bom em receber passes ou em efetuar bloqueio, mas somente os elites conseguem manter o mesmo nível nas duas áreas. Se Waller quiser alcançar esse patamar terá que trabalhar para aprimorar essa característica.
Com seu contrato ainda em vigor, Darren Waller será uma grande atração aos fãs dos Raiders, sendo a principal peça ofensiva da equipe ao lado do segundanista Josh Jacobs. A torcida espera uma boa temporada da equipe na sua estreia na nova cidade.
No programa da HBO Hard Knocks, Darren Waller havia dito que estava empolgado com a sua mudança de posição e que sabia que poderia evoluir muito o seu jogo a partir disso. Quem tem duvidas que ele pode subir ainda mais no nosso ranking na próxima temporada?
Foto: Reprodução site oficial/Las Vegas Raiders
4° - Mark Andrews, Baltimore Ravens
Um ataque extremamente dedicado ao jogo terrestre precisa que todos contribuam com bons bloqueios para não dar pane no sistema e travar a engrenagem. Os Ravens sabem bem do Quarterback que tem em mãos, e nessa temporada, fizeram o possível para explorar a sua melhor face. Mark Andrews tem um grande papel nisso.
O Tight End do Baltimore Ravens desembarca na nossa 4ª posição por ser um jogador extremamente eficaz em todas as funções que sua posição requer. Andrews é um ótimo bloqueador, consegue arrastar adversários por muitas jardas, abrir grandes gaps para o jogo terrestre e ao mesmo tempo consegue ter mãos extremamente seguras, sendo um dos Tight Ends com mais jardas nessa temporada em um ataque predominantemente terrestre.
Seu entendimento do jogo é de um nível elevado, sabe que por ter um QB scrambler muitas vezes será necessário bloquear depois de ter corrido alguma rota ou então mudar o seu posicionamento tentando buscar espaço enquanto o Quarterback corre atrás do pocket.
O Tight End de 24 anos volta para mais uma temporada após um excelente ano, onde além de ser convidado para participar do Pro Bowl acumulou 852 jardas recebidas, dois jogos para mais de 100 jardas, com uma ótima média de 13,3 jardas por recepção e 10 touchdowns marcados, a maior marca da posição nessa última temporada. As expectativas em torno dos Ravens são as maiores possíveis, e com a saída do seu companheiro de posição Hayden Hurst, sua importância será ainda maior para a equipe alcançar o tão almejado Super Bowl.
Foto: Reprodução site oficial/Baltimore Ravens
3° - Zach Ertz, Philadelphia Eagles
Na nossa 3ª colocação, desembarca o primeiro jogador da lista a ter conquistado um Super Bowl, o Tight End Zach Ertz.
Desde 2017, o atleta de Philadelphia é convocado para todos os Pro Bowls. Além disso, detém o recorde de maior recebedor da posição em uma temporada, onde segurou 116 bolas no ano de 2018. Na última temporada, atuou em boa parte dos jogos lesionado, mas não deixou a desejar nos snaps que esteve em campo. Recebeu para mais de 900 jardas, teve uma partida para mais de 100 jardas, tendo média de 10,4 jardas por recepção além de anotar 6 touchdowns.
O seu companheiro de posição também é de um ótimo nível, o que faz com que os Eagles ataquem na maior parte dos seus snaps com dois Tight Ends em campo. A equipe sofreu com diversas lesões na temporada passada, principalmente no corpo de recebedores, o que aumentou ainda mais as bolas na direção de Ertz.
O seu nível bloqueando é excepcional, tendo força e velocidade para abrir gaps e auxiliar o time no jogo terrestre. Após vencer a divisão mesmo com muitas lesões, a expectativa ao redor dos Eagles é grande, já que o seu grande rival de divisão também vem forte nessa temporada. Para alcançar o sucesso, Ertz terá que manter-se em alto nível e seguir executando o trabalho como peça chave desse ataque.
Foto: Reprodução Twitter oficial/Philadelphia Eagles
2° George Kittle, San Francisco 49ers
Chegamos a grande discussão dos últimos anos: quem é melhor? Kittle ou Kelce? Para o torcedor dos niners, Kittle é a resposta certa, para o dos Chiefs, nem se discute que é o Kelce. Confesso que foi mais difícil do que imaginava ter que escolher qual deles ficaria na 2ª colocação pois ambos são fundamentais para as suas equipes.
Kittle é o protótipo perfeito do Tight End moderno. Ele é alto, forte e extremamente veloz, tornando-se uma combinação quase que imparável para as defesas adversárias. Na última temporada, foi um dos grandes responsáveis por levar o time ao Super Bowl, tendo realizado diversas jogadas magníficas. Seus números também impressionam, em 14 partidas disputadas na temporada regular ultrapassou a marca de 1.000 jardas recebidas, tendo uma média de 12,4 jardas por recepção, além de extrapolar a marca das 100 jardas recebidas em 3 partidas e anotar 5 touchdowns.
Como bloqueador, muitos apontam Kittle como o melhor da liga. Em um ataque predominante terrestre, é importante que o Tight End também possa cumprir essa função, e Kittle faz isso muito bem. Quando está em campo, a média de jardas por carregada dos seus running backs aumenta em mais de uma jarda. Isso pode parecer pouco, mas ao analisar o grande total percebe-se que existe uma grande diferença para os niners quando o jogador está em campo.
Com duas escolhas na primeira rodada do draft, os campeões da NFC planejam retornar ao Super Bowl e não pouparão esforços para que isso aconteça. Kittle retorna sendo o Tight End mais bem pago da história da NFL e com grandes expectativas de conquistar o tão sonhado campeonato e, quem sabe assim, alcançar a nossa primeira posição.
Foto: Reprodução site oficial/San Francisco 49ers
1° - Travis Kelce, Kansas City Chiefs
Chegamos finalmente na posição mais valiosa do nosso ranking. O melhor Tight End da NFL hoje é Travis Kelce.
O jogador do Kansas City Chiefs está se destacando cada vez mais ao lado de Patrick Mahomes e já virou figurinha carimbada no Pro Bowl. Kelce vem superando a marca de 1.000 jardas por temporada desde 2016. Na última temporada, foi o Tight End com mais jardas recebidas entre todos da liga: 1.229. Além disso, teve duas partidas para mais de 100 jardas, uma média de 12,7 jardas por recepção e 5 touchdowns marcados.
Outro ponto importante é que Travis Kelce raramente perde jogos por lesão, mesmo estando em uma posição que tem muito contato. Em uma liga com tão pouco tempo para se recuperar como a NFL, qualquer lesão pode significar o fim da temporada para o jogador e para a equipe. Desde 2014, Kelce perdeu somente UM jogo por lesão, o que é um número impressionante.
Como bloqueador, Travis não fica devendo em nada para Kittle e tem um grande índice de eficiência. Por ser o único Tight End confiável da equipe de Kansas City no momento, Kelce tem todo o prestígio dentro do vestiário de KC e também teve seu contrato renovado para as próximas temporadas. Aos 30 anos, o jogador conseguiu alcançar o ápice na carreira de um atleta, vencer o título mais cobiçado dos esportes americanos. Agora, todos esperam que Mahomes, Kelce e companhia sejam capazes de repetir o feito.
Foto: Reprodução Twitter oficial/Kansas City Chiefs
Mesmo fora do TOP 10, não dava pra fazer um texto sobre Tight End e não citar algum jogador dos Packers e um jogador que é tido por muitos como o melhor da história, então bora lá pra essa menção honrosa.
Rob Gronkowski, Tampa Bay Buccanears
Chega a ser complicado deixar o que é tido por muitos como o melhor tight end da história fora do nosso top 10, mas para seguir os critérios utilizados até aqui foi necessário.
Gronk aposentou-se após ser campeão do Super Bowl LIII. Cansado de conviver com as lesões, decidiu sair enquanto estava por cima e saudável. Durante a sua espetacular carreira, acumulou números inimagináveis para jogadores da posição em outras épocas. Em sua última temporada, entrou em campo em somente 10 partidas da temporada regular, onde recebeu 637 jardas e anotou 3 touchdowns.
Em seu último jogo defendendo o New England Patriots, fez uma recepção maravilhosa que deixou o ataque na linha de 2 jardas e encaminhou o primeiro touchdown da partida. Brady e Gronk formaram uma das duplas mais temidas de toda a história da liga e eles se reencontrarão em Tampa, após um ano afastado.
Com uma habilidade ímpar para bloquear e um motor que não apaga nunca, Gronkowski merece atenção na sua volta ao jogo. Todos os olhares estão voltados para o seu time. É esperado uma volta aos playoffs da equipe de Tampa, algo que não acontece desde 2007.
Se Gronkowski voltar em um nível semelhante ao que deixou a liga, com certeza será de grande valia para o plantel dos Buccs. Um jogador que já é entrosado com o seu Quarterback, com uma vitalidade fantástica para ajudar em bloqueios, que tem a capacidade de disputar as bolas mais contestadas, Gronk voltará a ser um pesadelo para as defesas adversárias e muito provavelmente estará no nosso top 10 da próxima temporada.
Foto: Reprodução site oficial/Tampa Bay Buccanears
Jace Stenberger, Green Bay Packers
E finalmente apareceu alguém dos Packers nesse texto.
Jace Stenberger é o jogador que a torcida dos Packers deposita uma grande esperança para essa temporada que se aproxima. A escolha de 3ª rodada no draft de 2019 passou grande do seu ano de calouro na injury reserve, devido a uma grave lesão no joelho. Quando esteve disponível, Jace esteve ativo em 6 jogos da temporada regular, porém só teve uma bola em sua direção nesse período.
Nos playoffs, participou das duas partidas dos Packers, entrando em um número maior de snaps. Anotou um touchdown e mostrou estar aprimorando o seu bloqueio, que é sem dúvidas a parte mais fraca em seu jogo.
No College, sempre demonstrou ter um grande potencial recebendo bolas, uma boa velocidade para alguém tão alto, uma arvore de rotas bem completa, com uma ótima execução de jogadas e não aparentou ter muitos problemas com drops, o que chamou a atenção da franquia de Wisconsin.
A torcida do Green Bay Packers acredita muito no talento de Jace e sabe que se o atleta conseguir ficar saudável irá ser o Tight End 1 da equipe, tendo em vista a falta de profundidade e talento na posição. Se Stenberger conseguir evoluir o seu jogo, aprimorando ainda mais as suas rotas, pode se tornar um dos alvos favoritos de Aaron Rodgers. Trabalhos específicos para aperfeiçoar os seus bloqueios serão necessários para que o jogador torne-se um TE mais completo e atinja todos os requisitos da função.
Caso seja bem lapidado em Green Bay, Jace poderá tomar conta da posição por muito tempo. Com apenas 24 anos de idade, Stenberger tem todas as ferramentas para ser um jogador de elite na posição. O que nos resta é torcer para que o seu desenvolvimento ocorra da melhor maneira possível para que possamos ter depois de alguns bons anos um grande jogador na posição.
Foto: Reprodução site oficial/Green Bay Packers
E você, acha que faltou alguém na lista? Trocaria a posição do Kittle pela do Kelce? Deixa o seu comentário abaixo!
NÃO ESQUEÇA DE OUVIR O NOSSO ÚLTIMO PODCAST!
Comentarios
felipe diasq
Julho 9, 2021 at 9:16 pm
gostei do site parabéns pelo trabalho