PACKERS FOREVER: CHARLES WOODSON

SAUDAÇÕES CHEESEHEADS, sejam bem-vindos a mais uma edição do Packers Forever!

É impossível não amar o jogador que será referenciado neste texto, claro, se não for um rival que já sofreu por causa de sua grandeza. Se esse for caso, apenas admire:

CHARLES CAMERON WOODSON

(Foto: Reprodução Twitter Oficial/Green Bay Packers)

Charles Woodson simplesmente teve uma carreira fenomenal, um dos jogadores mais marcantes e dominantes de sua geração. Nove vezes selecionado para o Pro Bowl, quatro vezes First-Team All-Pro, quatro vezes Second-Team All-Pro, Novato Defensivo Do Ano (1998), Jogador Defensivo Do Ano (2009), e membro do time da década de 2000 da NFL. A lista de conquistas do ex-defensive back de Raiders e Packers é extensa, e de dar inveja em qualquer um.

Falando em conquistas individuais, temos que voltar aos tempos de College para reconhecer a grandeza de Woodson, que vem de longa data. Jogando pela universidade de Michigan, ganhou os prêmios de melhor Freshman (jogador em seu primeiro ano na universidade) da conferência Big Ten em 1995, melhor defensor e melhor jogador da conferência, ambos em 1997. Além desses e outros prêmios importantes, o maior feito individual de Woodson no college foi ter vencido o Troféu Heisman - batendo nada mais, nada menos que Peyton Manning e Randy Moss - também em 97, maior honra dada a um jogador no nível universitário, sendo simplesmente o primeiro defensor a ter ganho o prêmio na história, que é dado ao jogador mais espetacular da determinada temporada. Posteriormente, no ano de 2018, em recompensa por sua grande carreira, foi indicado ao College Football Hall Of Fame.

Carreira na NFL

Oakland Raiders

Com tanta dominância no College Football, Charles Woodson entrou no Draft da NFL de 1998 como um dos melhores prospectos daquele ano, e comprovando toda a empolgação em torno de seu nome, o Oakland Raiders selecionou Woodson com a quarta escolha geral do Draft.

O jovem jogador à época não demorou um segundo para mostrar quem era aos profissionais. Foi nomeado como Calouro Defensivo Do Ano ao final de sua primeira temporada como um Raider. Como novato, foi o terceiro jogador com mais interceptações, anotando cinco para seu nome, uma delas retornada pra TD, além de ter forçado um fumble. Todo esse desempenho rendeu a Woodson sua primeira ida ao Pro Bowl.

A carreira de Charles Woodson na costa oeste durou mais sete temporadas, nas quais ele acumulou 12 interceptações, uma retornada para TD, além de 64 passes desviados. Nesse período, Woodson foi selecionado três vezes para o Pro Bowl, mesmo número de vezes em que fez parte dos times All-Pro, sendo duas delas, para o primeiro time. A última temporada do DB na Califórnia foi encerrada mais cedo, após quebrar a perna na sexta semana da temporada, e ficando todo o resto fora dos gramados.

GREEN BAY PACKERS

2006 - INÍCIO COMO UM CHEESEHEAD

Charles Woodson chegou ao Green Bay Packers como um Free Agent, após o término de seu contrato com os Raiders, no final da temporada de 2005. Woodson não deu nenhum passo atrás jogando em Green Bay, sendo o mesmo jogador dominante que foi em Oakland, antes da grave lesão. Sua grande temporada pode ser descrita pelas suas estatísticas absurdas: 62 Tackles Totais, 8 (!) Interceptações, 20 (!) passes desviados, além de 3 fumbles forçados, 1 recuperado e 1 sack, em seus 16 jogos como titular.

2008 - O PRIMEIRO PRO BOWL

A temporada de 2008 de Woodson ficou marcada como seu primeiro Pro Bowl representando os Packers. Naquele ano extraordinário, acumulou 7 interceptações, retornou duas delas para touchdown, e anotou 17 passes desviados, e além disso, teve a melhor marca da carreira em Sacks, com 3. O Pro Bowl não foi seu único reconhecimento na temporada, tendo sido nomeado o jogador defensivo da NFC do mês de outubro, mês em que teve um jogo de duas interceptações, uma delas se tornando uma pick six, em uma vitória contra os Lions.

2009 - DEFENSIVE PLAYER OF THE YEAR

Possivelmente a melhor temporada de Charles Woodson em sua carreira, em 2009, teve estatísticas bizarras, que comprovavam que seu nível não tinha caído, muito pelo contrário, só estava melhor, no auge de seus 33 anos. Woodson teve o maior número de sua carreira em interceptações com absurdas NOVE, e em touchdowns de retorno de interceptação, com 3, ambas estatísticas foram suficientes para liderar a liga. Ao final da temporada, Woodson somou 3 prêmios de defensor do mês da NFC, se juntando a Barry Sanders e Mike Vanderjagt, como os únicos jogadores da história da NFL a conquistar o prêmio de jogador do mês três vezes em uma temporada, e Woodson, o único defensor a ter tal feito. Não acabam aí as premiações, sendo que foi eleito para o Primeiro Time All-Pro da NFL, e mais importante ainda, Jogador Defensivo Do Ano. Simplesmente surreal, conseguir tudo isso na idade em que se encontrava. Somente Charles Woodson.

2010 - SUPER BOWL

2010 talvez não tenha sido a melhor temporada de Woodson individualmente, ainda sim, merecendo uma ida selecionado para o Pro Bowl, mas foi a maior conquista coletiva de sua carreira, o tão desejado Super Bowl, que marcou sua temporada. Acumulando duas interceptações, 13 passes desviados, 5 fumbles forçados e 1 touchdown, Woodson não foi uma força defensiva apenas na temporada regular, fazendo um importante jogo contra Philadeplhia nos playoffs, limitando o prolífico wide receiver DeSean Jackson a míseras duas recepções. Charles também jogou em uma função importante na defesa nas vitórias contra Atlanta e Chicago, que levaram os Packers para o Super Bowl. Faltando 1:54 para o fim do segundo quarto, ao desviar um passe de Ben Roethlisberger, Woodson fatalmente acabou quebrando a clavícula, lesão que o tirou do restante da partida. Felizmente para os Cheeseheads, a falta do playmaker na defesa não interferiu no resultado do jogo, e o Green Bay Packers se sagrou campeão do Super Bowl pela quarta vez em sua história.

Naquele ano, os Packers derrubaram os Bears na final de Conferência para chegar ao Super Bowl. O então presidente Barack Obama, torcedor declarado da franquia de Illionois, mencionou que não iria ao jogo final, tendo em vista a eliminação da franquia pela qual torce. Isto inflou Woodson, que prometeu visitar o presidente (o campeão sempre é convidado à Casa Branca), já que ele não queria ver o SB.

2011 - IDADE NÃO IMPORTA SE VOCÊ É CHARLES WOODSON

Ano vai, ano vem, Charles Woodson fica mais velho, mas só parece que ele está aumentando seu já excelente nível. Em 2011, Woodson foi novamente selecionado para o Primeiro Time All-Pro da NFL, performando em mais uma temporada dominante, a qual ele teve sete interceptações (melhor da liga) e 17 passes desviados, além de um touchdown. Sua interceptação contra os Panthers na semana 4, foi a de número 50 na carreira, o colocando como o segundo melhor nessa estatística em toda a história.

2012 - MUDANÇA DE ARES

Em 2012, após o Safety Nick Collins estar afastado há um bom tempo dos campos, devido a uma séria lesão no pescoço, Charles Woodson foi forçado a mudar de posição, recuando um pouco mais no campo do que estava acostumado, para suprir a ausência de Collins. Infelizmente, em seu último em Green Bay, teve sua temporada encurtada por uma lesão na clavícula, sofrida contra o St. Louis Rams, na semana 7. Ultmamente, Woodson viria a ser cortado pelos Packers em Fevereiro de 2013.

Segunda passagem pelos Raiders, e final de carreira

Em Maio de 2013, os Raiders e Woodson anunciaram a reunião, que durou três temporadas, as últimas da carreira do astro. Nesse período, conseguiu empatar o recorde da NFL para mais touchdowns defensivos na carreira, recorde que ele divide com Rod Woodson, que apesar do nome, não tem parentesco com Charles.

Estatísticas e recordes

Ao final de sua carreira, Woodson colecionou números extraordinários: 254 jogos, 1.205 Tackles Totais, 20 Sacks, 65 Interceptações (empatado para 5° na história da NFL), 996 jardas de retorno de interceptação, 155 passes desviados, 33 fumbles forçados, 18 fumbles recuperados, 13 Touchdowns defensivos (empatado para melhor na história da NFL). Charles Woodson terminou sua carreira como recordista em interceptações retornadas para TD, e empatado como o quarto melhor em interceptações na história da franquia.

HIGHLIGHTS

E se você viu Charles Woodson jogar, provavelmente terá um bom momento relembrando o quão bom ele foi. Se não viu, é pra você entender porquê ele é tão reverenciado:

(Foto: Reprodução Twitter Oficial/Green Bay Packers)

Saudades dele, torcedor ? Deixe aí nos comentários!

NÃO DEIXEM DE OUVIR NOSSO ÚLTIMO PODCAST, ONDE FALAMOS SOBRE A LINHA OFENSIVA E OS RUNNING BACKS!

Tags:
Comentarios

[…] foi o segundo melhor jogador dos Packers na década de 2000 atrás apenas de Charles Woodson (leia sobre o nosso Forever dele aqui), e é certamente um dos maiores defensive backs de todos os tempos do time. Foi indicado ao Hall […]

Deixe um comentario

s2Member®