Packers forever: Ahman Green

Olá a todos, Queijos e Queijas! Sejam bem-vindos a mais uma edição do Packers Forever!

Hoje vamos contar a história de um jogador que é pouco lembrado pelos torcedores casuais, mas que foi extremamente dominante nos anos em que vestiu a camisa dos Packers. O líder em jardas terrestres da franquia:

AHMAN RASHAD GREEN

Ahman Green foi um running back completo e fazia tudo muito bem, obrigado. Muito físico e sem medo de tomar pancada, ganhava muitas jardas após o primeiro contato. Uma vez em campo aberto, já era. Tinha aceleração e velocidade final de elite e quase sempre encontrava a endzone. Era ainda um bom recebedor de passes, sempre muito paciente e elusivo para encontrar os espaços entre os defensores. Fazendo uma comparação com a NFL atual, era muito parecido com David Johnson quando este ainda era elite (lembra como ele foi dominante em 2016?). Em suma, um grande jogador e que foi um dos melhores de sua época. Vamos à história dele então!

Tempos de College

Começou se destacando no College, onde atuou por três temporadas pela Universidade de Nebraska. No total, foram 3880 jardas terrestres e 42 touchdowns, respectivamente terceira e segunda maior marca da história da equipe. Além disso, foram dois títulos nacionais (1995 e 1997), um second-team All-American (1997) e um prêmio de MVP no Orange Bowl de 1998. Em 2012, foi introduzido ao Hall da Fama de sua ex-universidade.

Carreira na NFL

Primeiros anos

Ahman Green foi selecionado pelo Seattle Seahawks na terceira rodada (76a escolha geral) no draft de 1998. Lá, teve pouquíssimo espaço, já que o dono da posição era o veterano Ricky Watters. Foram duas temporadas totalmente apagadas, mas o interesse de uma nova franquia mudaria para sempre a vida de Green.

Ao fim da temporada de 1999, os Packers trocaram por Green e uma escolha de quinta rodada em troca do CB Fred Vinson e uma escolha de sexta, uma negociação simplesmente surreal se considerarmos no que viraram esses dois jogadores. Enquanto Ahman comandou o ataque terrestre de Green Bay pelos próximos anos, Vinson sequer atuou pelo Seahawks e pela NFL, já que lesões o fizeram se aposentar. Além disso, os Packers ainda subiram no próximo draft! Futebol Americano realmente é um esporte único.

Passagem meteórica pelos Packers

Nenhum running back foi tão dominante quanto Green entre 2000 e 2004 (nem você, LaDainian Tomlinson). Nesse período foram 9036 jardas de scrimmage (terrestres e aéreas somadas), sendo 6848 terrestres, ambas maior marca da liga. Os Packers chegaram a quatro playoffs, sendo três vezes campeão de divisão, e o camisa 30 de Green Bay foi quatro vezes ao Pro Bowl (2001 a 2004).

Em 2003, Ahman teve a temporada mais espetacular de um running back dos Packers e uma das maiores do século XXI. É o único jogador da história da liga a conseguir 1850 jardas terrestres, 5 jardas por carregada, 20 touchdowns e 50 passes recebidos no mesmo ano. Um feito simplesmente histórico. Nesse ano, Green foi escolhido como jogador ofensivo do ano da conferência nacional (Jamal Lewis, por muito pouco, foi o jogador ofensivo da NFL).

Só para termos uma noção do quão absurda foi essa temporada, observe na tabela abaixo a comparação dela com algumas outras que marcaram a liga:

Jardas terrestresJardas/carregadaJardas totaisTDs totais
Ahman Green (2003)18835,3225020
Christian McCaffrey (2019)13874,8239219
LaDainian Tomlinson (2003)16455,3237017
David Johnson (2016)12394,2211820
Adrian Peterson (2012)20976,0231413

Últimos anos e legado

Nos dois anos seguintes, Ahman Green teve uma lesão grave e não conseguiu mais produzir em alto nível. Em 2007, foi liberado e acabou assinando com o Houston Texans por duas temporadas, onde pouco atuou.

Na metade da temporada de 2009, os Packers assinaram novamente com o jogador, já que o titular DeShawn Wynn se machucara. No dia 8 de novembro, Green entrou mais uma vez para a história: tornou-se o recordista de jardas terrestres da franquia, ultrapassando o lendário RB Jim Taylor. Ao final daquele ano aposentou-se da NFL como um Packer, dando números finais à sua prolífica carreira. Em 2014, foi introduzido ao Hall da Fama dos Packers.

Hoje, Ahman Green comanda toda a parte de e-sports da Universidade de Lakeland, localizada na cidade de Plymouth (metade do caminho entre Green Bay e a capital Milwaukee).

Recordes de Ahman Green pelo Green Bay Packers:

  • Maior número de jardas terrestres na carreira: 8322
  • Maior número de jardas de scrimmage na carreira: 11048
  • Maior número de jardas terrestres no Lambeau Field: 4507
  • Maior número de jardas terrestres em um só jogo no Lambeau Field: 218 contra o Denver Broncos, em 2003
  • Mais longa corrida a partida da linha de scrimmage em uma partida no Lambeau Field: 98, na mesma partida contra os Broncos
  • Maior número de jardas terrestres em uma só temporada: 1883, em 2003

Highlights

Fonte: reprodução site oficial/ Green Bay Packers.

JÁ OUVIU NOSSO ÚLTIMO PODCAST?

Tags:
Comentarios

Sempre bom conhecer mais sobre a história do nosso Packão!

Excelente trabalho de vocês!

Deixe um comentario

s2Member®