TOP 10: RUNNING BACKS

OLÁ A TODOS QUEIJOS E QUEIJAS!

Chegou a hora de mais um top 10 no site do Cheeseheads Brasil! Dessa vez falaremos da posição primordial para que se obtenha sucesso no jogo entre as trincheiras. Isto mesmo, comentaremos sobre os nossos queridíssimos running backs. A posição de running back na NFL é mais complexa do que "apenas" correr com a bola. Ter um bom backfield em seu time significa ter também variações nas chamadas ofensivas dos coordenadores, playaction mais eficiente, e, principalmente, um ataque efetivo, onde ficará mais tempo com a bola nas mãos, deixando o seu sistema ofensivo mais "imprevisível".

O principal objetivo dessa lista é rankear os 10 melhores da posição, projetando a temporada de 2020. E os critérios utilizados para elencar os melhores jogadores foram seus respectivos números na temporada de 2019, perspectivas para próxima temporada, potencial de evolução, força do elenco, e principalmente, o gosto pessoal por determinado running back.

Então, bora lá!

10º – Leonard Fournette, Jacksonville Jaguars



É inegável que o time de Jacksonville não foi umas das franquias mais “organizadas” da NFL na última temporada,  e é difícil se sobressair ou ser destaque de uma equipe que não foi nada competitiva em 2019 - terminou a temporada com 6–10 e em último lugar na AFC South.

Contudo, para Fournette, foi um ano marcante. Ele obteve a maior marca da carreira em jardas corridas com 1.152, jardas recebidas (552) em 76 recepções, e first downs corridos (55), porém encontrou a end zone apenas três vezes em 2020. Em compensação, ele teve uma média de 3,34 jardas após o contato por tentativa (quinto maior marca da NFL) e quebrou 66 tackles.

Fournette entrará para o seu 4° ano de liga e certamente é a referência ofensiva do time de Jacksonville, merecendo estar na nossa lista.

(Foto: Reproducão site oficial/Jacksonville Jaguars)


9º – Todd Gurley, Atlanta Falcons



Ainda é cedo para descartamos o Gurley como um dos principais running backs da liga. Em 2018, ele foi o 2° mais bem pago da liga, atrás apenas do LeSean McCoy. Liberar Gurley na offseason parece ter sido mais uma manobra dos Rams para “limpar” o seu cap do que necessariamente uma regressão real em seu desempenho em campo. Apesar de ter sido menos utilizado em 2019, ele terminou a temporada com 1.064 jardas de scrimmage e 14 touchdowns.

Três vezes selecionado para o Pro Bowl e três vezes All-Pro, ele volta para casa na Geórgia para reconstruir o seu valor no Atlanta Falcons, tendo acumulado 4.988 jardas de scrimmage e 54 touchdowns nas últimas três temporadas. Não podemos desconsiderar o valor desse jogador que ainda é um dos melhores de sua posição, e pode contribuir bastante para o ataque de Matt Ryan.


(Foto: Reproducão site oficial/Atlanta Falcons)


8º – Alvin Kamara, New Orleans Saints



Quando falamos de running back dinâmico, Kamara é um dos principais nomes aptos a receber este adjetivo, não apenas pelo fato de ter tido 4.7 jardas por carregada no último ano, mas suas 81 recepções também o classificaram em 3° lugar entre os running backs e o 21º em toda a liga.

Ele obteve 81 recepções em 97 bolas lançadas em sua direção, totalizando uma marca de 83,5% de catch. Sim, estamos falando de um running back. Depois de marcar 18 touchdowns em 2018, ele conseguiu apenas 6 na temporada passada, mas perdeu dois jogos e ficou limitado em vários outros devido a problemas no tornozelo e joelho.

Mesmo que ele não estivesse 100% durante a temporada, Kamara ainda era uma ameaça forte para as defesas e justificou seu terceiro ano consecutivo nomeado Pro Bowl .

(Foto: Reproducão site oficial/New Orleans Saints)


7º – Aaron Jones, Green Bay Packers



Representando nosso packão no ranking, o segundo Aarão do time teve 1.558 jardas de scrimmage, ficando em oitavo lugar geral na liga, e empatou com Christian McCaffrey em touchdowns totais na última temporada (19). Essa season inclusive, ele correu para a end zone 16 vezes. Neste mesmo ano, Jones estabeleceu o recorde de touchdowns marcados em uma única temporada da franquia de Green Bay.

Seus 23 touchdowns totais (incluindo playoffs) foi o suficiente para quebrar o recorde de Ahman Green, que teve 22 touchdowns totais durante a temporada de 2003. Aaron Jones também marcou dois ou mais touchdowns em sete jogos em 2019.

Matt LaFleur deu uma importância muito maior para Aaron Jones do que seu ex head coach, Mike McCarthy. Em 2019, Jones teve 236 tentativas de corrida, 56% a mais do que ele teve em 2018. E tudo nos faz acreditar que Jones têm potencial para manter seu nível nesta próxima temporada

(Foto: Reprodução Site oficial/Green Bay Packers)


6º – Dalvin Cook, Minnesota Vikings



Infelizmente para nós, torcedores dos Packers, Dalvin Cook é um dos melhores running backs da liga.

A grande questão que circula em torno do Cook é sobre sua durabilidade, e a batalha contra as lesões diminuiu seu potencial antes de 2019. Em sua estreia pelos Vikings, ele quebrou o recorde da franquia em mais jardas corridas em um jogo, com 127, ultrapassando o lendário Adrian Peterson. Mas acabou com apenas 354 jardas de corrida e dois touchdowns naquele mesmo ano, após sofrer uma lesão no ligamento cruzado anterior que o afastou após a Semana 4.

Mas Cook teve um bom ano em 2019, conseguindo três jogos seguidos de pelo menos 100  jardas no inicio da temporada. Ele caiu na reta final, pois mais uma vez as lesões causaram danos, mas ainda terminou em 10º na liga, com 1.135 jardas e em 4° com 13 touchdowns terrestres.

Cook ainda não provou mais do que os outros desta lista, mas inegavelmente ele é uma "força" quando está saudável.

(Foto: Reprodução Site oficial/Minnesota Vikings)


5º – Nick Chubb, Cleveland Browns



A equipe de Cleveland vem tentando uma restruturação há um bom tempo, e Chubb faz parte dessa equipe ainda em dificuldades, mas parece não sentir a pressão e tem sido essencial para a equipe. Ser forçado a dividir os snaps com Carlos Hyde e Duke Johnson em sua temporada de calouro apenas prejudicou o que ele poderia ter feito em campo. No momento em que os outros dois running backs não faziam mais parte da equipe, e Nick Chubb assumiu de vez o backfield do time.

996 jardas corridas e 8 touchdowns em apenas nove partidas. Esses foram os seus números no seu segundo ano de liga, o atual running back titular dos browns teve 1.494 jardas corridas (1.772 de scrimmage) em 2019 e figura entre os cinco melhores running backs desse nosso ranking.

Chubb e Mayfield são a cara e o futuro promissor da franquia de Cleveland.

(Foto: Reprodução Site oficial/Cleveland Browns)


4º – Saquon Barkley, New York Giants



O calouro ofensivo do ano na temporada de 2018 sofreu com lesões na temporada passada, e isso atrapalhou bastante sua evolução. Logo depois de liderar a liga com 2.028 jardas de scrimmage em 2018, esse número caiu para 1.441 em 2019, e ainda ultrapassou a marca das 1000 jardas corridas e anotou 8 touchdowns, enquanto lutava contra as lesões no tornozelo. Ele conseguiu 393 jardas em 63 carregadas (6,2 jardas por carregada), com quatro touchdowns nos últimos três jogos da temporada regular, o que deixa uma esperança para o torcedor dos Giants em 2020.

Barkley tem um potencial gigantesco para ser um dos grandes running backs da história da NFL, e sem dúvidas, é um dos favoritos para concorrer ao prêmio de jogador ofensivo do ano. Será que coisas boas estão por vir no lado azul de New York?

(Foto: Reprodução Site oficial/New York Giants)


3º – Ezekiel Elliott, Dallas Cowboys



Os Cowboys pagaram caro para selecionar Ezekiel Elliott no draft de 2016. Uma 4° escolha geral em um running back? Sim, e valeu a pena.

Uma temporada depois de liderar a NFL em jardas corridas, Elliott foi ainda mais produtivo em alguns aspectos em 2019, com 12 touchdowns, 78 first downs (atrás apenas de Derrick Henry) e 972 jardas após o contato (quarta maior marca da liga). Em quatro temporadas como running back dos Cowboys, ele já atingiu a marca de 5405 jardas corridas, totalizando uma média de 1351 jardas por temporada.

Com seu contrato renovado para mais 6 anos, no valor de US$ 90 milhões e com a fantástica linha ofensiva dos Cowboys, alguém dúvida que o mostrinho Zeke pode atropelar seus adversários nas trincheiras? Bom, eu não pagaria pra ver.

(Foto: Reprodução Site oficial/Dallas Cowboys)


2º – Derrick Henry, Tennessee Titans



Na última temporada, Henry liderou a NFL "apenas" em jardas após o contato na temporada regular com 1.268, marcou 16 touchdowns e liderou também a liga em jardas após o contato, 337, na pós-temporada de 2019. Nos playoffs, ele correu para impressionantes 182 jardas e 195 jardas, respectivamente, nas viradas sobre o New England Patriots e o Baltimore Ravens, fora de casa, derrubando 2 gigantes da AFC.

O "King Henry" é o maior titã de Tennessee, um verdadeiro macho Alpha atropelando seus adversários e não é à toa que figura em segundo lugar no nosso queridíssimo ranking.

(Foto: Reprodução Site oficial/Tennessee Titans)


1º – Christian McCaffrey, Carolina Panthers



Finalmente chegamos no melhor jogador do nosso top 10, e não é qualquer um que conseguirá este feito, pois Christian McCaffrey é o sinônimo de running back perfeito na liga.

Pelo segundo ano consecutivo, McCaffrey estabeleceu o recorde de recepções por um running back. Suas 116 recepções ficaram em segundo lugar, atrás apenas de DeAndre Hopkins (149). Ele também marcou 19 touchdowns totais, maior marca da NFL ao lado de Aaron Jones.

Quer mais ?

Ele correu para 1387 jardas em 2019, (terceira maior marca da liga) e se tornou o terceiro running back na história da NFL, depois de Roger Craig e Marshall Faulk, a conseguir chegar a marca de pelo menos 1.000 jardas corridas e também recebidas na mesma temporada. Ele também terminou em terceiro lugar na história da liga, atrás de Chris Johnson em 2009 e Faulk em 1999, com 2.392 jardas de scrimmage. Ufa, está justificado a liderança?

McCaffrey é o simbolo do runnning back moderno na NFL, e está se tornando referência neste "modelo do século XXI" de corredores da liga.

(Foto: Reprodução Site oficial/Carolina Panthers)


Menções Honrosas:

Alguns nomes podem não ter feito parte dessa nossa lista, mas merecem serem mencionados e quem sabe no próximo ano estarão rankeados o suficiente para terem esse "privilégio" de aparecer no nosso top 10.

  • Josh Jacobs - Las Vegas Raiders
  • Melvin Gordon III - Denver Broncos
  • Phillip Lindsay - Denver Broncos
  • Le’Veon Bell - New York Jets
  • James Conner - Pittsburgh Steelers

E aí cabeças de queijos? Concordam com a lista? Comentem e opinem abaixo!

OUÇAM NOSSO ÚLTIMO PODCAST!

Tags:
Comentarios

Só incluiria o Jacobs nessa lista, no lugar do Fournette. O resto ta bem parecido com oq penso… Muito bom mesmo, principalmente o formato das escolhas. Bacana

Deixe um comentario

s2Member®