(fonte:site oficial/packers)
OLÁ A TODOS QUEIJOS E QUEIJAS!
Chegou no momento dessa offseason em que todos os sites de análises começam a lançar listas de melhores jogadores da posição. Então, é claro, não ficamos para trás.
Hoje trazemos o ranking dos jogadores que atuam no interior da linha da defensiva !
Fizemos o nosso TOP 10 em ordem do 10º para o melhor e, antes de anunciar o primeiro colocado, mencionamos cinco nomes que por pouco não entraram na lista. Como se fosse os restantes de um TOP 15.
Critérios
São 3 principais: Performance na última temporada (tape); histórico do jogador; estatísticas. Nas honrarias, consideramos All-Pro os indicados para qualquer uma das três votações (Associated Press, Pro Football Writers of America e Sporting News);
Então curta, compartilha, comente, reclame, tudo que há direito e BORA LÁ!
.
.
10º Daron Payne #94, Washington Football Team
Outro DT do Washington, sem grandes surpresas. Atuando a maior parte da carreira como Nose, Payne é muito ágil para seu tamanho e consegue se impor fisicamente na linha de scrimmage: São 9 passes desviados e 1 interceptação em 3 temporadas, sempre lendo muito os olhos do QB e dominando o espaço.
Além disso, são 10 sacks e 4 fumbles forçados, sempre sendo um grande problema para os centers e para os guards. Sua performance contra o jogo corrido é menos dominante mas vem melhorando com o passar dos anos, lapidando suas técnicas (ele vai apenas para seu quarto ano de liga).
.
9º Jonathan Allen #93, Washington Football Team
Outro IDL de Washinton, sem grande surpresas. Allen é uma força da natureza na linha defensiva: Com uma explosão acima da média na hora do snap e um bull rush que coloca bloqueadores em situações péssimas.
Quando entrou na liga, muitos analistas falavam que não tinha o tamanho ideal para a posição, mas sua técnica excepcional e grande atletismo tiraram qualquer desvantagem que poderia ter.
Em 2020, teve a 7º maior porcentagem de vitórias em situações de pass rush entre os IDL, mas é principalmente contra o jogo corrido que Allen tem sua melhor performance. Dificilmente abre seu espaço e está sempre perseguindo stops. Em 52 jogos, alcançou 17.0 sacks, 45 QB hits e 17 tackles para perda de jardas.
OBS: O perfil Washington Brasil me ajudou com J.Allen.
.
8º Leonard Williams #99, New York Giants
Selecionado na 6º escolha geral do Draft de 2015 pelo Jets, Williams sempre mostrou muito potencial mas com temporadas de altos e baixos (especialmente baixos). Conseguia ter jogadas decisivas e mostrando muita técnica mas era muito inconstante, chegando até ser considerado "bust" pelo seu preço.
Depois do seu pior ano de carreira em 2019, em que jogou no começo Jets depois foi trocado para o Giants, finalmente mostrou seu valor na NFL com uma temporada extraordinária em 2020. Foram 11.5 sacks, 57 tackles, 14 tackles para perda de jardas, 30 QB Hits e quase levou o Giants para a pós temporada.
Melhorou seu desempenho contra o jogo terrestre, tendo mais intuição e melhores leituras, e foi espetacular no pass rush - sua melhor característica vindo do College - sendo um dos melhores da posição.
Aqui também é um voto de confiança de que, após tantos anos sendo uma decepção, Williams vai manter o nível que alcançou.
.
7º Grady Jarrett #97, Atlanta Falcons
Se Deion Jones é o faz tudo atrás da linha defensiva, Jarrett é o faz tudo da própria linha. Com jogadores nada especiais ao seu lado, ele precisa batalhar sua vida a cada snap para atrapalhar o ataque adversário, seja contra o passe ou contra a corrida.
O fato de ter 1.83 metros de altura faz com que seja extremamente difícil de bloquear no bull rush (por causa do seu centro de gravidade) e tem uma excelente leitura para atacar corridas pelas laterais, além da agilidade necessária.
Foram 4 sacks (segundo do time) e 21 QB Hits, além de 8 tackle para perda de jardas em 2020 - um ano razoavelmente pior que 2019 - em uma defesa bem bagunçada e lesionada. Na carreira, são 25.5 sacks, 160 tackles solo, 51 para perda de jardas e 77 QB Hits, com uma nomeação para o All-Pro (Second Team) em 2019.
.
6º Fletcher Cox #91, Philadelphia Eagles
Mesmo já não estando mais em seu auge, Fletcher Cox ainda é um jogador gigante e com muito impacto. É extremamente atlético com um ótimo pass rush que foi desenvolvendo muito bem durante seus anos da liga - técnica de mãos e primeiro passo, por exemplo - e mesmo agora, ainda é o destaque da muito boa linha defensiva do Eagles.
Foram 6.5 sacks e 1 fumble forçado em 2020, porém caiu bastante contra o jogo corrido, sendo um dos responsáveis pelas 125.8 jardas terrestres cedidas por jogo em Philadelphia (22º). Também forçou menos turn overs e foi menos dominante na linha de scrimmage do que normalmente é. Todavia, como o seu padrão sempre foi muito alto, ainda continua sendo um dos melhores da liga.
Foi nomeado 4x All-Pro em sua carreira além de ter entrado no Time da Década de 2010.
.
5º Cameron Heyward #97, Pittsburgh Steelers
Cameron Hayward é um daqueles casos que demorou para se tornar uma estrela da liga. Entrou na liga como escolha de primeira rodada em 2011 e teve temporadas boas mas nada de muito especial até 2017, quando em seu auge aos 28 anos fez uma temporada fantástica e nunca mais saiu do meio dos melhores.
Do começo de 2017 até agora são: 33 sacks, 44 tackles para perda de jardas, 82 QB Hits e 15 passes desviados na linha de scrimmage, adicional a 3x All-Pro.
Heyward tem como principal parte do seu jogo o pass rush, com uma técnica muito boa e instinto para caçar o QB. Não fica atrás contra a corrida - são 400 tackles na carreira - número bom para um DT, com uma boa porcentagem de run stops. Heyward é daqueles jogadores que dominam a linha de scrimmage e, mesmo quando bloqueados, podem desviar passes baixos.
.
4º Kenny Clark #97, Green Bay Packers
Chegou a vez de Kenny Clark, um dos jogadores mais "esquecidos" da posição mas por culpa do próprio Green Bay. Sem absolutamente nenhuma ajuda decente desde assumiu de fato a titularidade em 2017, Clark vem sendo o único fator - tanto contra o passe quanto contra a corrida - no interior da linha do Packers (tirando quando Za'Darius se posiciona no meio). E ainda fica mais difícil: Desde 2017, apenas Aaron Donald entre os DTs é mais dobrado do que Kenny.
Ainda sim Clark segura os bloqueios duplos e consegue ser efetivo. São 18.5 sacks, 4 fumbes forçados e excepcionais 214 tackles solo (26 para perda de jardas) nesses últimos 4 anos. Extremamente forte e muito mais ágil que a maioria dos NTs, Clark consegue atacar pelos guards e ser um grande perigo no pass rush.
Só fica o pensamento de como ele seria ainda muito mais impactante com o mínimo de ajuda possível do seu lado. E o melhor tem tudo? Tem apenas 24 anos.
.
3º Chris Jones #95, Kansas City Chiefs
Abrindo o - óbvio - TOP 3 com Chris Jones, que à três anos no mínimo vem sendo o melhor defensor do poderoso time de Kansas. Com quase 2 metros de altura, usa sua envergadura e alcance para ganhar terreno quando ataca pelo meio, sendo bem diferenciado da maioria dos jogadores de sua posição.
Entrou na liga em 2016, mas foi em 2018 que teve um ano mágico: 15.5 sacks, 19 tackles para perda de jardas e 28 QB Hits. Números assim seriam muito difícies de se repetir, mas manteve um ótimo nível nas duas temporadas seguintes somando 16.5 sacks, 48 QB Hits e 11 tackles para perda de jardas. Outro de seus principais pontos é que, devido a seu já citado tamanho, é um perigo para os QBs na linha: São 30 passes defendidos na carreira, sendo 3 deles em sua performance épica no último quarto do Super Bowl LIV.T
Chris Jones também é utilizado como EDGE - inclusive, deve virar sua posição principal em 2021, MAS POR ENQUANTO, consideramos ele aqui - e consegue ser um fato importante contra a corrida (mesmo sendo o "pior" de seu jogo). Já foi nomeado 2x All-Pro (second team) e não deve regredir muito cedo.
.
2º DeForest Buckner #99, Indianapolis Colts
DeForest Buckner é o melhor DT da liga entre seres humanos (afinal, o primeiro da lista não é). Assim como Chris Jones, usa seu gigansteco tamanho (2.01 metros de altura e 136 kg) como forma de atropelar os guards e os centers que aparecem em sua frente. Mesmo com toda essa envergadura, tem um pad level (a altura do jogador em relação a sua cintura) impressionando, o que torna sua explosão no primeiro passo quase como um foguete.
É decisivo contra a corrida e contra o passe, somando na carreira 38 sacks, 48 tackles para perda de jardas, 14 passes desviados na linha e 100 QB Hits. Além disso, ele vem numa crescente absurda, tendo suas duas melhores temporadas em 2019 e 2020, com nomeações para o All-Pro (2019 second team e 2020 First Team).
Então só nos resta crer que ele não parou sua evolução por aqui.
OBS: Kenny Clark, Chris Jones e DeForest Buckner são da mesma classe.
.
MENÇÕES HONROSAS
- Jarran Reed #90, Kansas City Chiefs
- Depois de um 2018 sensacional e um fraco 2019, Reed voltou a produzir em 2020 e terá sua grande chance com Chris Jones
- Matthew Ioannidis #98, Washington Football Team
- O outro da linha defensiva de Washington, é excelente no pass rush e complementa seus dois companheiros.
- Stephon Tuitt #91, Pittsburgh Steelers
- Depois de muitos anos bons mas como coadjuvantes na liga, Tuitt teve um ano fenomenal em 2020.
- Quinnen Williams #95, New York Jets
- Sua segunda temporada na liga foi bem melhor que a primeira (e sem lesões graves) e se mostrou um jogador dominante.
- Jordan Phillips #97, Arizona Cardinals
- Vindo de uma excelente temporada no Bills, infelizmente perdeu metade da temporada por lesão, mas seu impacto nos oito jogos que participou foi sentido.
.
1º Aaron Donald #99, Los Angeles Rams
- Desde que entrou na liga em 2014:
- Calouro do Ano
- 6x All-Pro First Team
- 3x Defensor do Ano
- ESCOLHA UNÂNIME do Time da Década 2010.
- 85.5 sacks - Pelo menos 30 a mais do que qualquer outro da posição no período.
- 201 QB Hits - Pelo menos 40 a mais do que qualquer outro da posição no período.
- 346 pressões - 100 a mais do que qualquer outro DT (e isso é desde 2016)
- 131 Tackles para perda de Jardas.
- 19 Fumbles Forçados
E não para por ai: Contando desde 2016, ele tem 256 pressões, 100 a mais que o segundo colocado CONTANDO OS EDGE RUSHERS. Seus números contra o passe são os melhores contando os EDGEs e contra a corrida são de longe os melhores contando os DTs. É um dos melhores defensores da história (e não é absurdo alguém o defender como o melhor) e ainda tem, no mínimo, 3 anos de alto nível.
E ai, concorda? Discorda? COMENTE!
Deixe um comentario