TOP 10: INTERIOR DEFENSIVE LINEMAN

  • Home
  • Top
  • TOP 10: INTERIOR DEFENSIVE LINEMAN

Por Daniel Carracci

OLÁ A TODOS, QUEIJOS E QUEIJAS!

Continuamos hoje com as listas de melhores jogadores por posição dos redatores do Cheeseheads Brasil, como prévia para a temporada de 2020. Hoje vamos falar de uma posição pouco "sexy", mas que vem aumentando de importância a cada ano: jogadores de interior de linha defensiva, ou iDL's (do inglês, interior Defensive Lineman).

Até alguns anos atrás, os jogadores dessa posição limitavam-se apenas a conter o jogo terrestre e pressionar o backfield adversário, sem necessariamente chegar ao QB, um trabalho mais de trincheira que de pass rush. Eram poucos os iDL's que de fato chegavam ao quarterback com frequência e isso nem era visto tanto como obrigação. Pois bem. A liga hoje é totalmente voltada para o passe e é fundamental apressá-lo de todas as formas possíveis. Dito tudo isso, os coordenadores defensivos começaram a buscar jogadores de linha defensiva que conseguissem realizar o pass rush com eficiência por dentro da linha ofensiva adversária e é sábido que quando o pocket colapsa pelo meio as coisas ficam muito mais complicadas, principalmente contra QBs menos móveis (Tom Brady que o diga).

Só uma explicação rápida antes de irmos para a lista: o termo "iDL" engloba tanto os defensive ends e nose tackles de bases 3-4 (os três da frente) quanto os DT's de 4-3 (os dois do meio entre os 4 da frente). Na verdade, essas formações só servem como referência, uma vez que mais de 60% dos snaps hoje na liga são em formação nickel ou dime (5 e 6 defensive backs, respectivamente).

Enfim, sem mais delongas, vamos ao ranking!

10 – Kenny Clark (Green Bay Packers)

Começamos o ranking com nosso menino, um jogador que a cada ano se torna mais e mais protagonista da nossa defesa. O que Clark vem fazendo em Green Bay é impressionante!

Ofuscado por Mike Daniels no início de sua carreira, cresceu muito de produção em 2019 (com a saída de Daniels), tornando-se o pilar da linha defensiva dos Packers. Foi o segundo em pressões totais dentre todos os iDLs da NFL (atrás apenas do #1 dessa lista) e top 5 em pressões ao QB adversário em terceiras decidas. Acumulou ainda 6 sacks e 62 tackles, tendo sido peça fundamental na contenção ao jogo terrestre. Além disso, foi selecionado para seu primeiro Pro Bowl em 2019. Tudo isso com APENAS 24 ANOS!

Clark possui uma grande facilidade em pressionar tanto pelo meio quanto contornando os OL’s e tem muito talento e potencial para evoluir ainda mais. Seu contrato vence ao fim da temporada de 2020 e é essencial que seja renovado. Paguem logo o garoto!

(Fonte: Reproducão site oficial/Green Bay Packers)

09 – Arik Armstead (San Francisco 49ers)

O mais novo multimilionário da liga aparece aqui na nona posição. Depois de uma temporada extraordinária, Armstead recebeu um contrato digno de um dos melhores jogadores da posição: 5 anos, 85 milhões de dólares, sendo 48,5 milhões garantidos.

Arik entrou na temporada de 2019 com algumas desconfianças. Sofreu com várias lesões e nunca havia justificado uma escolha de primeira rodada, embora tenha feito um 2018 sólido, fato este que fez a diretoria dos 49ers assinar sua extensão de quinto ano. Deu certo. Após buscar reforços na free agency e no draft para o pass rush (Dee Ford e Nick Bosa), os iDL's do time tiveram mais espaço e brilharam muito (falaremos do outro mais abaixo). Armstead, que até então tinha 9 sacks na carreira, conseguiu 10 sacks (!) em 2019, segunda maior marca entre todos os jogadores de miolo de linha defensiva (atrás apenas de quem? Do #1 desse ranking, claro).

Versátil e disruptivo, Armstead pode alinhar tanto por dentro quanto por fora, sendo um terror para o QB adversário e muito bom na contenção ao jogo terrestre. Com a saída de Buckner para os Colts e o mega contrato oferecido, ficou claro que San Francisco aposta alto no jogador. Resta saber se foi andorinha de um verão só ou não, mas o talento está todo lá!

(Fonte: Reproducão site oficial/San Francisco 49ers)

08 – Grady Jarrett (Atlanta Falcons)

Mais um recente multimilionário (4 anos, 68 milhões de dólares, 42,5 milhões garantidos), Jarrett foi escolhido na quinta rodada do draft de 2015. É um daqueles que em poucos anos muitos se perguntarão: como caiu tanto? Uma estrela em ascensão, faz todo o trabalho sujo em uma linha carente de talento, sendo líder da defesa em diversas estatísticas ano após ano.

Jarrett é um jogador díficil de rankear. O tape dele é espetacular. Considerado baixo para a posição (um dos motivos para ter caído no draft), transforma isso na sua maior força, ao manter o leverage contra OL’s mais altos, além de ter um trabalho de mãos formidável. É um jogador que tem um primeiro passo fabuloso e chega muito rápido ao backfield adversário (foram 13,5 sacks somados nas últimas duas temporadas). Para completar, foi eleito para seu primeiro pro bowl e second team all-pro em 2019, coroando seu belíssimo retrospecto recente.

A produção de Jarrett ainda está um pouco aquém dos melhores da liga. Em 2020, os Falcons reforçaram o pass rush e Grady deve ter mais ajuda, para que, possa assim, produzir de acordo com o potencial que tem. Não falta muito para que ele seja considerado um top 5 da posição.

(Fonte: Reproducão site oficial/Atlanta Falcons)

07 – Akiem Hicks (Chicago Bears)

É sempre triste colocar jogadores rivais de divisão no top 10, mas este infelizmente não pode ficar de fora. É um dos jogadores mais subestimados da liga e merece um pouco mais de amor (menos de nossa parte, claro).  Um monstro de 6’4’’ (1,93 m) de altura e 352 libras (159 kg) praticamente impossível de ser parado por apenas um jogador.

Hicks chegou em 2016 aos Bears para ser um jogador de rotação, mas um salto de produção já em seu primeiro ano, o colocou como um dos protagonistas do que viria a ser a melhor defesa da NFL em 2018. Neste período, o 96 de Chicago teve impressionantes 23 sacks e chegou a ser considerado top 5 da liga na posição, tendo sido selecionado ao seu primeiro pro bowl em 2018. Contudo, uma contusão grave no joelho o tirou de praticamente toda a temporada de 2019 (não fosse por isso poderia estar mais alto em nosso ranking).

Aparentemente recuperado da lesão, Hicks será peça chave na linha defensiva de Chicago, que perdeu o titular Nick Williams para o rival Lions. Linsley, Jenkins e Turner que se cuidem!

(Fonte: Reproducão site oficial/Chicago Bears)

06 – Geno Atkins (Cincinnati Bengals)

É difícil saber por onde começar a falar sobre Geno Atkins. Ele é o tipo de jogador que todas as franquias gostariam de ter em seu elenco. Grande ética de trabalho, disponibilidade e constante produção em alto nível. Precisa de algo mais?

Atkins foi selecionado pelos Bengals na quarta rodada do draft de 2010 e se destacou desde sua segunda temporada na liga, em 2011. De lá para cá foram 8 pro bowls (não foi selecionado apenas em 2013, ano em que teve sua única lesão na carreira), 2 first team all-pro (seleção feita pela liga com os destaques da temporada), 1 second team all-pro e em 2019 foi selecionado pela NFL para compor o melhor time da década de 2010. Em 10 temporadas foram 75 sacks (teve 3 temporadas com dois digitos de sacks), 383 tackles e 577 pressões totais, essa última sendo a maior marca da NFL na década. Tudo isso para um jogador relativamente baixo e leve para a posição, mas que compensa com uma vontade incessante de derrubar o QB adversário!

A última temporada de Atkins foi uma das piores de sua carreira (muito devido à bagunça que foram os Bengals em 2019) e ele já tem 32 anos, mas tenham certeza que será um jogador espetacular até o último snap. Aproveitem para assistir o futuro Hall da Fama!

(Fonte: Reproducão site oficial/Cincinnati Bengals)

05 – Cameron Heyward (Pittsburgh Steelers)

Abrindo o top 5 temos mais um jogador extremamente subestimado por muitos. Todo time tem um jogador que a torcida ama, mas que poucos torcedores eventuais de outros times dão o devido valor. Nos Steelers, esse cara é Cameron Heyward.

Selecionado no fim da primeira rodada do draft de 2011, é um jogador que passou sob o radar até da própria NFL. Produzindo em alto nível desde 2013, só foi selecionado pela primeira vez para o pro bowl e first team all-pro em 2017. Foi ainda para o pro bowl mais duas vezes (2018 e 2019) e mais um vez first team all-pro (2019). Seus números nas últimas 3 temporadas foram maravilhosos. Foram 29 sacks e 179 tackles, sendo 83 em 2019 (melhor marca da liga na posição). Ainda em 2019 foram 59 pressões pelo interior, terceira melhor marca entre jogadores de interior de linha defensiva. Mesmo não sendo um primor físico como muitos outros nessa lista, tem um repertório de pass rush imenso e técnica bastante refinada.

A relevância de Heyward para a NFL cresceu muito com a melhora recente da defesa dos Steelers. Em 2020, essa unidade terá muito talento e Heyward conseguirá produzir ainda mais. Esperem mais um grande ano desse belíssimo jogador.

(Fonte: Reproducão site oficial/Pittsburgh Steelers)

04 – Fletcher Cox (Philadelphia Eagles)

O editor-chefe vai querer me matar por colocá-lo nessa posição, mas vou tentar explicar o motivo mais adiante. Falemos primeiro de Cox, que é um dos jogadores desse ranking mais divertidos de ver jogar. Extremamente dominante, provoca um absoluto caos nos sistemas ofensivos adversários. Uma combinação surreal de força, agilidade e, sobretudo, versatilidade.

Alinhando por dentro, colapsa o pocket com agressividade e força de jogo. Por fora, tem um bend excelente e consegue contornar os tackles com facilidade. Falando em conquistas coletivas e individuais, já entrou para a história: 5 pro bowls (2015 a 2019), 1 first team all-pro (2018) e 3 second team all-pro (2014, 2015 e 2017), além de 1 anel de super bowl, em 2017. Por fim, foi escolhido para fazer parte do all team decade 2010’s da NFL.

Em todos os últimos anos, Cox foi considerado por muitos o #2 da liga na posição. Decidi colocá-lo em quarto por dois motivos principais: sua produção em 2019 foi muito abaixo do esperado (primeiro sack na semana 7, 3,5 sacks totais). Além disso, os 3 primeiros da lista são mais jovens e/ou vivem um momento melhor. Vamos então ao top 3!

(Fonte: Reproducão site oficial/Philadelphia Eagles)

03 – DeForest Bucker (Indianapolis Colts)

6’7’' (2,00 m) de altura e 295 libras (134 kg). Um verdadeiro gigante pronto para o jantar. Definitivamente um dos jogadores mais temidos pelas OL’s adversárias. Agora de casa nova e com mais um contrato multimilionário (4 anos, 84 milhões de dólares). Esse é DeForest Buckner.

Escolhido na primeira rodada do draft de 2016 pelo San Francisco 49ers, é um jogador que vem crescendo exponencialmente tanto em produção quanto em impacto dentro do jogo. Depois de um 2018 formidável com 12 sacks, tornou-se o líder da defesa dos 49ers na última temporada, tendo 7,5 sacks e sendo dobrado por inúmeras vezes, abrindo espaço para seus companheiros (falamos do Armstead mais acima, o maior beneficiado nessa história). Por ter pouco espaço no salary cap e pela necessidade de um wide receiver, San Francisco trocou Buckner para os Colts pela pick 13 (que, por sinal, foi usada para escolher o sucessor de Buckner, Javon Kinlaw). Uma decisão arriscada mas que faz todo sentido no contexto apresentado.

Aos 26 anos, Buckner é um jogador que só melhora e que terá como desafio manter sua produção em uma nova equipe. Atributos físicos, agressividade e explosão não faltam. A torcida dos Colts certamente terá muitos motivos para se alegrar nos próximos quatro anos. Watson, Tannehill e Minshew, nem tanto!

(Fonte: Reproducão site oficial/San Francisco 49ers)

02 – Chris Jones (Kansas City Chiefs)

O último jogador mortal deste ranking. Se me perguntarem hoje qual é o protótipo perfeito do jogador de interior de linha defensiva, a resposta vem de imediato: Chris Jones (1,98 m de altura e 140 kg). Um jogador de apenas 25 anos que já é considerado por muitos a grande estrela em ascensão na posição.

Selecionado na segunda rodada do draft de 2016, sofreu um pouco no início devido ao péssimo sistema defensivo dos Chiefs. A mudança na base da DL e o novo coordenador defensivo fizeram bem demais para Jones, que desde 2018 acumula 24,5 sacks, 1 pro bowl (2019) e 1 second team all-pro (2018), além de 1 anel de super bowl (2019), números e conquistas realmente impressionantes. Mas o que mais impressiona nele é o tape. A capacidade que Jones tem de estressar a linha ofensiva pelo meio é absurda. Muita técnica e capacidade de subjugar o adversário. Parece realmente fácil romper a OL e chegar no backfield adversário.

Jones jogará a temporada de 2020 sob a franchise tag e uma renovação ainda está longe de ocorrer. Os Chiefs terão muito trabalho para renovar com ele já que Mahomes é a prioridade. O que sabemos é que, para onde quer que Jones vá, ele provavelmente será o iDL mais bem pago da liga. Merecido!

(Fonte: Reproducão site oficial/Kansas City Chiefs)

01 – Aaron Donald (Los Angeles Rams)

Chegamos ao panteão da NFL, onde habitam os (poucos) deuses da atualidade da liga. Se esse panteão fosse o grego, possivelmente nosso top 1 seria Zeus. Esse é Aaron Donald, discutivelmente o melhor jogador da NFL atual.

Não tem muito o que falar de Donald. Se ainda não assitiu ao tape dele, não perca essa chance. Ele é o domínio e a subjugação em pessoa. Seu tamanho (1,85 m e 127 kg) é para mostrar que muito mais que altura, há de se ter talento. E isso Donald tem de sobra. Um repertório extremamente vasto de pass rush, consegue perfurar o miolo da linha ofensiva com extrema facilidade. Cada snap é um caos contra ele.

Desde que entrou na liga, Aaron Donald conquistou todos os principais prêmios individuais que existem. Calouro defensivo do ano em 2014, 6 pro bowls (2014 a 2019), 5 first team all-pro (2015 a 2019), líder em sacks da temporada 2018 (absurdos 20,5 sacks, segunda maior marca da história da liga entre todos os jogadores), 2 vezes melhor jogador defensivo do ano (2017 e 2018) e eleito para o all team decade 2010’s da NFL . Para completar, é número 1 em praticamente todas as estatísticas entre os iDL’s. Ele de fato está muito além dos demais, e deve permanecer assim por um bom tempo!

Donald é um talento geracional que todos nós nos lembraremos por muito tempo. Ele realmente merece um título de super bowl para completar sua gloriosa carreira. Que Jared Goff o ajude!

(Fonte: Reproducão site oficial/Los Angeles Rams)

Menções Honrosas

Aqui temos alguns jogadores que poderiam muito bem estar neste top 10. Alguns por idade avançada, outros por ainda não produzirem o que se espera, mas ainda assim grandes jogadores. São eles:

  • Ndamukong Suh, Tampa Bay Buccaneers (all team decade 2010’s da NFL);
  • Gerald McCoy, Dallas Cowboys;
  • Matt Ioannidis, Washington Redskins;
  • Sheldon Richardson, Cleveland Browns;
  • Jordan Phillips, Arizona Cardinals;
  • Jurrell Casey, Denver Broncos;
  • Kawann Short, Carolina Panthers;
  • Linval Joseph, Los Angeles Chargers.

E aí, o que acharam do nosso top 10? Faltou alguém? Comentem abaixo!

JÁ OUVIU NOSSO ÚLTIMO PODCAST???

Tags:
Comentarios

[…] ano que passa em um time todo bagunçado (me desculpe torcedores do Jets). Junto com Aaron Donald (Top 10:DL), um dos dos dois melhores jogadores de defesa da […]

Deixe um comentario

s2Member®